segunda-feira, agosto 28, 2006

Preito a Armando Souto Maior

Jatobá, Olinda, 29 de agosto 2006.


Agora, 15:30, soube da morte de meu professor Armando Souto Maior. O conheci, primeiro pelas páginas de seus livros didáticos e, depois, em uma aula de início de atividade letiva do colégio 2001, onde eu ministrava aulas para alunos que pretendiam estudar na universidade. Naquele primeiro encontro foi um deslumbramento estar diante do meu mestre.
Depois o encontrei nas aulas no curso de História da UFPE. Com ele aprendi a entender a antiguidade que eu ensinava sem entender. Nas aulas observei a sua naturalidade com o conhecimento, com o espírito dos homens que se escondiam nas suas palavras enos seus olhos de águia. Olhava como a buscar nas nossas mentes os caminhos que devia nos mostrar para entender a beleza das criações humanas.
Por ser o homem que era, um sonhador e um realizador, muitos faziam restrições ao seu modo, mas fez crescer o Departamento, formar a nossa pós graduação. Acompanhava os seus alunos, fazia exigências, auxiliava-nos quando nos percebia em dificuldades.
Armando Souto Maior, ensinou-me muito, a ele devo muito respeito, especialmente por ter-me ensinado a viver respeitando as diferenças, embora mantendo o seu passo firme, na direção de sua crença.
Os jovens historiadores pernambucanos, estamos sentidos com sua ausência do nosso meio.
Obrigado Professor Armando.

Biu Vicente

Nenhum comentário: