segunda-feira, setembro 25, 2006

Belém do São Francisco -set 2006

Esta semana que passou retornei a Belém do São Francisco, após três meses de ausência. Belém está localizada no Vale do Médio São Francisco,em uma região cada vez mais parecida com um lago, uma vez que, após a construção da Barragem de Itaparica o rio já não corre.
Belém do são Francisco chegou para mim no ano de 2000, quando fui convidado para lecionar uma disciplina no curso de especialização em História. Depois a direção do Centro de Ensino Superio do Vale do São Francisco - CESVASF, pediu que eu fizesse uma colaboração maior. Fiquei auxiliando o curso de graduação em História, discutindo maneiras de atualizá-lo, modernizar a matriz curricular e, também auxiliar na formação de novos cursos de especialização. Tenho feito isso nos últimos seis anos. No mais recente exame realizado pelo MEC, o curso de História recebeu coinceito A, o único de Pernambuco. Atualmente o curso tem a presença de mestres em História (professoras Geiza Kely e Kênia, sendo os demais professores com cursos de especialziação em História) e vem iniciando os primeiros passos na pesquisa. Auxiliei a criação de uma Revista - Portal do São Francisco - com uma edição anual que já está na quarto número.
Desta vez passei a semana discutindo a Didática do Ensino Superior, com estudantes de História e Letras. Mais uma vez foi agradável e aprendi muito. discutimos a distância das práticas e temas que são praticados e a realidade dos sertões. Para se ter uma idéia do quanto estamos distantes da realidade que nos circunda, uma das atividades demonstropu que a turma não conseguia saber o que era MACAMBIRA, uma planta típica da vbegetação da caatinga. As minhas viagens a Belém do São Francisco sempre me aproximam mais do Brasil.

Nenhum comentário: