quinta-feira, setembro 14, 2006

Um dos trabalhos que realizo, é o apoio ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro. Lá temos uma ação com jovens estudantes da FFPNM. Aqui vai um relatório desse trabalho.




PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO
ASSOCIAÇÃO REVIVA
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PRO-REITORIA DE EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ
DA MATA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA HISTÓRIA











RELATÓRIO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA POR ALUNOS DOS CURSOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO SOB A COORDENAÇÃO DO PROFESSOR SEVERINO VICENTE DA SILVA NO PERIODO DE ABRIL A JULHO DE 2006.


Prof. Dr. Severino Vicente da Silava






SETEMBRO - 2006



APRESENTAÇÃO










Este relatório é para dar conhecimento de uma das atividades realizadas no Ponto de Cultura Estrela de Ouro,localizado em Aliança, no ano de 2006. Este é um primeiro passo de uma parceria entre o Ponto de Cultura, local de produção da cultura popular na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, da Associação REVIVA e a Universidade de Pernambuco, especialmente do campus da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata. É o relato de uma experiência que pode ser aperfeiçoada para, no futuro, manter uma relação mais constante em benefício de todos na região e no Estado.
O Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança é mantido pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e faz parte da rede de pontos de cultura ligada ao programa Cultura Vida do Ministério da Cultura.













HISTORICO


Em julho de 2005, o Coordenador do Ponto de Cultura estrela de Ouro, o prof. Severino Vicente da Silva, através da Associação REVIVA, apresentou à Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento Institucional da Universidade de Pernambuco, na sua Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, uma proposta de ação conjunta, envolvendo alunos daquela unidade para a realização de atividades com os seguintes objetivos:

1. Inserir estudantes de História e Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, da Universidade de Pernambuco na organização do PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO, no Sítio Chã de Camará..

2. Envolver a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata em atividades culturais junto à população de uma das cidades da Região da Mata Norte.

3. Pesquisar a vida dos Mestres de Cavalo Marinho, Macaratu, Coco de Roda, Coco de Embolada e Ciranda, do Ponto de Cultura Chã de Camará.

4. Organizar os arquivos criados a partir das pesquisas realizadas.

5. Promover atividades de educação básica e geral com os brincantes de Chã de Câmara.

O Coordenador do Projeto, prof. Severino Vicente da Silva, no mês de abril de 2006 visitou diversas salas de aulas da FFPNM e apresentou o projeto que estava realizando no Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, na Chã de Camará, motivando vários alunos dos cursos de História e Geografia, dos quais, vieram a participar do projeto, os seguintes alunos: Bárbara Gonçalves – 6º período Geografia; Bruna Pires – 6º período de História; Dhiogo Rezende – 8º período de História; Ivaldo Júnior – 2º período de História; Jamerson Gonsales – 8º período de História; Rafael Bastos – 6º período de História; Ruth Lemos – 2º período de História; Susana França – 4º período de História; Tamar Thalez - 6º período de História; Wanessa Gonçalves – 4º período de Geografia.
Os estudantes foram incentivados a conhecerem o espaço, o que foi feito de diversas maneiras, inclusive participando das festas que então então eram realizadas. Finalmente o primeiro encontro oficial com a comunidade de Chã de Câmara ocorreu no dia 13 de abril.






















A PESQUISA

Nesse primeiro encontro que marcou a presença oficial do grupo, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar as possibilidades de ações a serem desenvolvidas, não em função dos desejos dos alunos voluntários, mas da comunidade. A Pesquisa foi feita com o objetivo de conhecer a realidade dos moradores. Em grupos de doism foram visitadas 30 casas, que estavam habitadas por 114 pessoas; dessas 39 eram crianças de 0 a 12 anos. Foi constatado que a população estava sexualmente dividida em 64 mulheres e 73 homens. Foi constatado que a população é analfabeta ou em vias de alfabetização, uma vez que nenhuma dos residentes apresenta escolaridade além da oitava seriem sendo que a maioria dos adultos se define como analfabeta.
Considerando o desejo do grupo verificou-se que eles externaram desejo de aulas de alfabetização e leitura (21), orientação para fazer curso supletivo (5), iniciação à informática (5), orientação sobre saúde e cuidado pessoal (8). Foram sugeridas, também, a exibição de filmes (6) e atividades recreativas (3).
Quanto ao dia das atividades, apenas ocorreram duas sugestões para que sejam realizadas durante a semana, e a maioria absoluta definia o sábado à tarde como a sua preferência.
Considerando esses dados, como também as possibilidades do grupo, ficou definido que o grupo deveria estar presente aos sábados no Ponto de Cultura para realizar: Nas manhãs, apresentação de filmes e, às tardes, promover uma turma de alfabetização, uma turma de orientação para o exame supletivo e a recreação das crianças.









AS ATIVIDADES

As atividades ocorreram normalmente a partir do dia 20 de abril. Considerando que as bolsas de auxílio eram apenas para duas pessoas, o grupo decidiu que a verba seria utilizada para o financiamento das passagens de todos e, como ainda assim não seria possível garantir a presença de todos a cada sábado, ficou estabelecido um rodízio entre os participantes, de acordo com as suas capacidades de possibilidades. Assim ficaram divididas:
a) Alfabetização – Dhiogo,Jamerson, Rafael e Ruth.
Foram realizadas doze sessões de atividades, sendo que a primeira contou com a participação do professor Severino Vicente da Silva, que a utilizou para mostrar a utilização prática da sistemática de aula freiriana, Inicialmente partiparam seis pessoas, número que nem sempre se manteve constante, como é praxe nas aulas de educação de adultos.
b) Supletivo (com ênfase em História, Português e Geografia) – Ivaldo, Suzana e Bárbara.
Esta atividade ocorreu para o atendimento de três mulheres e foi grande valia para elas, seja pela prática da leitura, pela escrita, e pelas discussões que ocorriam a cada semana. Foi notável a produção de texto, bem como o desenvolvimento da capacidade de comunicação.
c) Recreação – Tamar e Wanessa
Essa foi a atividade que envolveu o maior número de participantes com entusiasmo crescente. As crianças passaram a desejar o sábado, A recreação foi realizada utilizando a sala da biblioteca e o terreiro. Brincadeiras de Academia, Roda, Pula-corda, chamaram atenção até dos mais velhos que vieram aprticipar.
d) Cine clube - Nas manhãs dos sábados foram realizadas apresentações de filmes, na expectativa de promover debates em seguida o que não foi possível, talvez devido ao desencontro das expectativas dos grupos, como diz Bárbara: Quanto ao cineclube houve uma queda de freqüência, talvez devido ao conteúdo dos filmes, pois as pessoas que freqüentavam o espaço eram maioria jovens e crianças e que estavam mais interessados em filmes de ação do tipo “comercial”, feito pra vender, como Jack Chan, por exemplo. E tendo nós os alunos da FFPNM, p compromisso de levar filmes que tivessem uma realidade mais próxima a deles almejando, assim, uma valorização da cultura local e regional começamos a ter uma defasagem na freqüência dos alunos e os poucos que ficavam não tinham muito interesse em discutir o filme apresentado.
Os filmes apresentados foram os seguintes:
Caminhando nas Nuvens em 20/05; Lisbela e o Prisioneiro, em 27/05; O Auto da Compadecida, em 03/06; Coach Carter – Um treino para a vida, em10/06; Luiz Gonzaga, em 17/06; Todo Poderoso. em 01/07; Diários de Motocicleta, em 08/07; e O Amor é Cego, em 15/07.


























CONCLUSÃO

A presença dos estudantes dos cursos de Geografia e História da FFPNM no Ponto de Cultura Estrela de Ouro trouxe benefícios à comunidade de Chã de Camará e aos estudantes que interagiram com os membros da comunidade.
Para os moradores da Chã a presença dos alunos fez crescer a auto-estima por várias razões: a) viram-se como objeto de interesse, não de um interesse mesquinho, como daqueles que se aproximam do povo para tomar o que eles possuem,mas um interesse de dividir um saber, ainda que em formação, mas capaz de auxiliá-los a entender a sua importância no mundo; b) entenderam que podiam interagir em igualdade de condições com parceiros de outras regiões e situações sociais; c) entenderam que podem interagir e oferecer, sem sentimento de vergonha, algo de positivo para outras pessoas; d) sentiram-se amadas, especialmente as crianças.
Para os estudantes foi a oportunidade de conhecer mais de próximo a região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde estudam mas não moram; foi uma oportunidade de verificar in loco as reais condições físicas, econômicas e culturais dos canavieiro, cortadores de cana; foi a oportunidade de dividir dias de suas vidas com homens, mulheres, jovens e crianças e verificar o quanto elas vivem o dia a dia sem maiores expectativas quanto ao futuro; foi a oportunidade de conhecerem o cotidianos dos caboclos, dos brincantes da Zona da Mata, sem o glamour de suas fantasias; foi a oportunidade de oferecer seu trabalho voluntário para seus co-cidadãos; foi a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e verificar a relação entre o escrito e o vivido.
Deveras interessante foi o convívio permanente com um professor, o que permitia uma constante revisão das atividades e atualização de conhecimentos, embora isso nem sempre se transformasse em sistematização literária do aprendizado. A eles também foi importante conviver com mestres da cultura popular, despossuidores de saberes acadêmicos, mas senhores da produção cultural, da reflexão diária do povo.
Para a Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata foi uma oportunidade de aproximar-se da população a quem serve, enquanto formadora de professores para a região.

O Ponto de Cultura Estrela de Ouro foi beneficiado na recepção desses estudantes que interagiram com os moradores locais, transmitindo e construindo novas maneiras de conhecer e fazer o Brasil.
Todos esses motivos nos levam a acreditar que, esta parceria envolvendo a Associação REVIVA, a Universidade de Pernambuco e o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, é um indicativo de um contato maior dos professores e alunos da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata, bem como dos demais campi da UPE, acarretará em uma maior conhecimento da cultura produzida pelas camadas, ao mesmo tempo em que contribuirá para que haja uma integração entre a sociedade e a universidade. E o que poderá vir a ser a maior e melhor conseqüência, um fortalecimento das tradições culturais que são geradas na zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco.

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