sexta-feira, fevereiro 01, 2008

os tempos do carnaval

Finalmente o carnaval vai ter início amanhã, caso o tempo fosse o mesmo que fez surgir um frevo canção de Nelson Ferreira que dizia: Carnaval só tem três dias, foi um anjo que criou! Era o tempo em que o Carnaval começava no Sábado do Zé Pereira e terminava na Quarta Feira de Cinzas, o que fez aparecer uma outra canção chamando aquele dia Quarta Feira Ingrata que sempre chegava com muita pressa fazendo sofrer o verdadeiro pernambucano que esperava um ano para cair no frevo. Esses carnavais são passados, são do passado. Antes eram três dias e o ano, agora parece ser um ano e três dias.

Em todos os lugares o carnaval já começou, faz tempo. Antes mesmo da Queima da Lapinha, os ensaios de blocos já estavam ocorrendo, não em espaços fechados, mas em plena rua, quase todas as noites. O Carnaval não mais é apenas um momento em que o mundo fica de “ponta cabeça” mas, quem sabe, esteja se tornando o momento da normalidade. Todos querem iniciar o carnaval antes de todos. O governo de Pernambuco iniciou o carnaval uma semana antes do Zé Pereira, e em Olinda já é carnaval desde então. Por outro lado a prefeitura do Recife inicia carnaval hoje, sexta feira, na praça do Marco Zero, com o toque dos maracatus comandados por Nana Vasconcelos e a orquestra de frevo comandada pelo Maestro Formiga. Mas, todos sabemos, que já ocorreram desfiles de “virgens, catraias, touros” nos dois últimos domingos. Já há loucura suficiente para todos, pois até o Galo da Madrugada, que saía na Madrugada do Sábado, tem desfile ensaio oficial na noite da quinta-feira, ao contrário, bem carnavalescamente.

O meu carnaval tem início, ou tinha, no encontro do Nóis Sofre Mas Nóis Goza, na rua Sete de Setembro, desde 1976, o mais antigo dos blocos anárquicos, que anunciaram o final da ditadura militar. O famoso Galo foi a organização que dominou os demais: Língua Ferina, Eu Acho é Pouco, Siri na Lata. O Galo papou a todos com o seu jeito de carnaval veneziano, com os mais ricos desfilando enquanto a “rafa meia” fica ajuntada numa imensa lata de sardinha, nas ruas centenárias do Recife. O Galo modificou o sábado de Zé Pereira, esse ultrapassado folião dos tempos dos carnavais românticos, forçando a madrugada chegar cada vez mais tarde, este ano marcada para as nove e meia da manhã, quando os carros alegóricos começarão a sair da Padre Floriano. Sou um dos dinausauros do Nóis Sofre mas Nóis Goza.

Nesta sexta feira já farei figura no Pólo dos Pontos de Cultura, ali no Largo do Guadalupe, em Olinda, e andarei nas ruas de Olinda até assistir a apresentação de Alceu Valença. Amanhã depois do Nóis Sofre, o caminho será o de Goiana para, na madrugada do Domingo fazer a caçada do bode, o ritual inicial dos caboclinhos, com a Tribo Canidé de Goiana.

Bom Carnaval para Todos. E todos sabem que, desde os tempos gloriosos dos anos oitenta, o carnaval não pára quando chega a Quarta Feira Ingrata, pois ainda tem Segura a Coisa, Encontro dos Bois na Rua da Hora e, uma semna depoistem o pessoal da polícia. O baile dos Garçons ainda existe e é depois da folia.

Nenhum comentário: