domingo, abril 19, 2009

Além do discurso, quem é excomungado?

Tenho visto, nos últimos dias, constantes reclamações pelo fato de Dom José Cardoso, arcebispo de Olinda e Recife, ter publicado a excomunhão de médicos e seus auxiliares na questão da menina do Agreste pernambucano. Para mim essa excomunhão é tão estranha quanto a excomunhão que foi dada a um torturador de um padre durante a ditadura militar terminada com a posse do auxiliar de ditadores, José Sarney. O torturador era espírita, portanto nada do que a Igreja Católica disse afetava ao torturador que não era católico.

Na época o bispo serviu de gozação por parte dos militares ditadores, como agora Dom José Cardoso é objeto de escárnio.

Se Dom Hélder tivesse determinado a excomunhão dos meus torturadores ou do meu carcereiro, que eram católicos, conforme me disseram enquanto cuidavam de mim, ou se tivesse posto fora da comunhão os que prenderam a outros, como Cajá, (que ficou famoso e deputado), os padres Dario e Pedro (foram expulsos do Brasil), se Dom Hélder tivesse excomungado aos que atiraram contra a residência do bispo, ele teria servido de pasto para abutres semelhantes aos que hoje olham para o bispo do Recife. Não os defendo nem os acuso, mas penso que as pessoas podiam se perguntar: os católicos que mataram o padre Henrique deveriam ter sido excomungados?

Evidente é que nesse mundinho que vivemos tudo é relativo, especialmente o interesse de alguns. Claro que o atual arcebispo de Olinda e Recife teria sido menos desafortunado se utilizasse os poucos neurônio que dispõe antes de agir maneira tão rápida e ineficaz a respeito do caso da menina grávida por cconta do abbuso sexual de seu padastro, embora isso o ajudasse a receber um prêmio em defesa da vida, que receberia independente dessa bobagem que cometida, pois ela é referente a um trabaho realziada pela pastoral da criança e não pela sua desastrada atuação no caso dessa desgraçada família.

Mas quero chamar atenção ao fato de que nem sempre os nossos desafetos estão totalmente errados e nem sempre nossas definições e as de nossos amigos estão totalmente corretas.

Nada mais tenho a dizer sobre isso, além de lembrar que excomunhão estabelecida por autoridade católica só tem valor para quem é católico. Assim como a determinação de prisão para criminosos é responsabilidade do Estado. A prisão é a forma laica de excomunhão, por isso é que os criminosos são presos e separados – seja dizer: excomungados – da sociedade.

Ladrões de galinhas são presos, são excomungados, pois fazem muito mal à sociedade; ladrões de colarinhos brancos freqüentam salas governamentais. Esses São úteis ao poder, jamais serão excomungados.

Nenhum comentário: