segunda-feira, maio 19, 2008

Usina Cultural e mais duas crias

Usina Cultural Estrela de Ouro apresenta duas novas "crias"

Produzidos em estúdio na zona rural da Mata Norte pernambucana, dois álbuns serão lançados até o final do mês. O primeiro evento festivo está marcado para quinta-feira, 22 de maio, e conta com presença de Célio Turino, secretário de programas e projetos culturais do MinC.

Graças ao recém-instalado Estúdio Multimídia Zé Duda, dois grupos de cultura popular puderam produzir integralmente seus álbuns de estréia. Arrochando na umbigada, do Coco Popular de Aliança e A rosa do maracatu, do Maracatu Leão Nazareno são mais recentes produtos fonográficos da Usina Cultural Estrela de Ouro, o mais recente projeto do Ponto de Cultura Estrela de Ouro.

Para comemorar o lançamento, os grupos promoverão shows com entrada franca, nos dias 22 (quinta-feira) e 31 de maio (sexta-feira). Os CDs estarão à venda ao preço de R$ 15 durante os shows e pelos telefones da produção. Em breve, estarão nas lojas especializadas. O projeto tem a Produção de Afonso Oliveira, e conta com o patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura / Fundarpe / Governo do Estado e do Ministério da Cultura – Minc, através do programa Cultura Viva.

Arrochando na umbigada será lançado na próxima quinta (22), às 20h, no terreiro do sítio Chá de Camará (sede do Ponto de Cultura), zona rural do município de Aliança (a 75 km do Recife). A festa conta com show gratuito do Coco Popular de Aliança, mais participação do Caboclinho 7 Flexas de Goiana e do Maracatu Leão Nazareno. Outros convidados especiais do evento são o secretário de programas e projetos culturais do MinC, Célio Turino, e do poeta e jornalista TT Catalão.

Por sua vez, o álbum A rosa do maracatu, do Maracatu Coração Nazareno é uma parceria do Ponto de Cultura Estrela de Ouro com o projeto A rosa do Maracatu, de Valéria Vicente. A festa de lançamento será na sexta-feira, dia 31 de maio, na cidade de Nazaré da Mata, a 65 km do Recife. A festa será na Sede da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - Amunam, situada na Praça do Estudante de Nazaré. Desta vez, é o Coco Popular de Aliança quem será recebido como convidado especial. Também confirmaram presença os mestres Zé Duda e Luiz Caboclo (Maracatu Estrela de Ouro), João Paulo (Maracatu Leão Misterioso) e o Caboclinho 7 Flexas de Goiana.

O registro da produção musical contemporânea da Zona da Mata Norte de Pernambuco através dos próprios protagonistas é um dos objetivos do projeto Usina Cultural Estrela de Ouro, cujo último lançamento foi o CD do grupo Caboclinho 7 Flexas. O projeto realizado pelo Ponto de Cultura Estrela de Ouro pretende estruturar esse centro cultural situado na área rural do município de Aliança, de forma a transformar em produtos culturais os saberes impressos na vida dos habitantes da região. Para tanto, além do Estúdio Multimídia Mestre Zé Duda (assim batizado para homenagear o líder do Maracatu Estrela de Ouro), o local conta com biblioteca, escritório de projetos, salas de aula e telecentro.

"O que se faz aqui difere das inúmeras usinas de cana-de-açúcar da região porque sua matéria prima é a cultura popular; os produtos são CDs, livros, DVDs, aulas-espetáculo, oficinas de criação e organização de turnês e festivais", explica o produtor cultural Afonso Oliveira.

COCO POPULAR DE ALIANÇA –Quem foi ao Festival Canavial 2007 viu um grupo de coco arrepiar e fazer o povo dançar até sol nascer. O Coco Popular de Aliança é assim: contagia na primeira música com a força do coquista Severino José de França, mais conhecido como Mestre Biu do Coco. Há dez anos ele está à frente do grupo, que já mostrou sua música no Rio de Janeiro, São Paulo e até na França. Com direção musical de Climério Oliveira, o CD de estréia promete levar o Coco Popular para outros universos da música criando possibilidades de intercâmbios. Na época de gravação, o Poeta TT Catalão, radicado em Brasília e que vem ao lançamento do CD, escreveu uma poesia a Mestre Biu. Leia um trecho:

sem ceder, chega ao CD, pela força
da sua sina, ele e suas meninas,
desencarna desencana desenrama
sol facão palha bagaço palma da mão
e canta: na terra de tantos bius
esse é um na diferença da arte
pra mais de mil

MARACATU CORAÇÃO NAZARENO – Atualmente contando com 52 integrantes, o Maracatu Coração Nazareno é o único grupo brasileiro de maracatu de baque solto exclusivamente formado por mulheres. Lideradas pela Mestra Gil, o grupo é mantido pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam). É através desta expressão cultural que as mulheres do município de Nazaré da Mata possibilitam a formação de agentes culturais, e garantem a continuidade desse folguedo popular para novas gerações. Através de oficinas de artes, as adolescentes, jovens e mulheres da Amunam confeccionam toda a indumentária e adornos necessários para o desfile do maracatu. No pregar das lantejoulas, as mulheres discutem os motes a serem cantados nas apresentações. As principais temáticas são loas que levam a refletir sobre cidadania, gênero e violência. O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas mais eficazes encontradas pela Amunam para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a força da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens.

Também estarão a venda dos livros:

MARACATU RURAL: o espetáculo como espaço social. autoria de Valéria Vicente

JOÃO, MANOEL, MACIEL SALUSTIANO: Três gerações de artistas populares recriando os folguedos de Pernambuco. Autoria de Mariana Mesquita do Nascimento

MARACATU ESTRELA DE OURO DE ALIANÇA: A saga de uma tradição. Autoria de Severino Vicente da Silva

Nenhum comentário: