sábado, julho 18, 2009

Tem juventude se movimentando: Icapuí, Nazaré da Mata e Aliança

Esta semana recebi convite para participar nos dias 16 a 19 de julho, do VIII Acampamento Latino Americano de Juventude, em Icapuí, interior do Ceará. Em carta simples, com poucas palavras, o padre Antonio Lopes informa que esses jovens reunidos em Icapuí, chegados de muitos lugares da América Latina estão realizando uma homenagem a Dom Hélder Câmara, o qual costumava dizer que aos jovens não se deve mentir, que os jovens são capazes dos maiores heroísmos desde que se lhes ofereça motivos e lhes permita sonhar.

Sobre Icapúí, assim está escrito em uma página do IBGE: “As famílias de Icapuí são em média formadas por 6 pessoas, e em sua grande maioria, tem o pai pescador e a mãe artesã. São em geral religiosas, predominando o catolicismo e o protestantismo enquanto religiões. Nota-se que estas famílias possuem uma forte inclinação para a organização popular participando quase sempre de associações e grupos comunitários. As moradias do município detêm uma arquitetura própria, onde as casas mais antigas apresentam em sua grande maioria alpendres e são construídas de taipa. Eram assim construídas no passado (com alpendres dos quatro lados) para abrigar os viajantes e retirantes que faziam o trajeto por dentro do município. Porém, em tempos mais recentes, Icapuí tem ganho reconhecimento até mesmo fora das fronteiras nacionais devido a atenção e importância que se tem dado a educação e a saúde. Estas áreas têm sido discutidas junto com a população, em todas as comunidades, como direito a cidadania. Icapuí pode se regozijar atualmente por ter todas as suas crianças na escola.Outra preocupação do município é o nível de qualidade da educação, por isso é feito convênios com outros órgãos, que podem oferecer know how, como UFC, UECE, etc. Na área da saúde são 10 postos que prestam atendimento à população e um hospital municipal com plantão de 24 horas. Aqui a mortalidade infantil tem os menores índices: 12 por mil nascidos vivos”.

Lembro de Dom Hélder, em diversos momentos conversando com jovens, uma vez na quadra coberta do Colégio Salesiano, no Recife; outra vez em um encontro nacional de jovens em Lagoa Seca, Paraíba, e em diversas ocasiões outras. Uma das últimas, quando levei um grupo de estudantes de uma das minhas turmas, ele já aposentado. Então pude sentir a mesma ternura que eu mesmo senti quando tinha vinte anos, cada vez que dele me aproximava. Ainda dizia que os desafios são para serem vencidos pois a escuridão da noite anuncia a madrugada. Ouvi essa idéia de muitas maneiras ao longo de nossa luta pelo retorno do nosso país à liberdade democrática. Lamentavelmente não pude ir a Icapuí. O motivo, é que eu tinha um encontro marcado com jovens e crianças e velhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Pela manhã, no Engenho Santa Fé, nos reunimos para avaliar o que estamos construindo com o Programa Canavial, um programa de rádio que envolve rádios comunitárias de quatro cidades – Goiana, Nazaré da Mata, Vicência e Carpina – com o objetivo de apresentar e discutir as criações culturais da região. Todos os programas são produzidos e apresentados por jovens de cada cidade. Entre os jovens o cirandeiro João Limoeiro, que apresenta o Programa Canavial na cidade do Carpina. É um grupo heterogêneo e comprometido com os valores culturais do povo brasileiro. Todos envolvidos com Pontos de Cultura de suas cidades. Também estávamos celebrando a conquista do Prêmio Mídia Livre, do Ministério da Cultura. Todos estamos fazendo rádio e entre nós não há nenhum jornalista profissional, mas todos apaixonados pela nosso criatividade.

À tarde, fui ao Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança. Ali, cada sábado três jovens professoras brincam, estudam, recreiam com crianças e adolescentes. Neste sábado o grupo recebeu a visita dos mestres da cultura, mestres de Ciranda, Coco, Cavalo Marinho, Maracatu de Baque Solto. Os mestres contam histórias de suas vidas, tocam instrumentos, ensinam a dança, as canções. Eles são os guardiões da cultura, que na África recebem o nome de Griôs. Esses mestres farão estarão com essas crianças uma vez por mês, e estão se preparando para visitar escolas do município. Se não fui a Icapuí falar sobre Dom Hélder, creio que, sem mencionar Dom Hélder, estive a auxiliar fazer com que jovens cultivem a esperança da vida e renovei a minha vontade de viver, participando desses encontros em que, os jovens com menos idade e os jovens com mais idade e experiências, criam e recriam a cultura e a esperança de maneira simples, pequena porque, como dizia Dom Hélder “o mundo será melhor quando o menor acreditar no menor”, pois sempre podemos dar e receber e quando ocorre a doação ocorre a renovação e o mundo é criado mais uma vez. E assim tem sido e assim será.

Como uma Icapuí – Canoa Veloz – neste dia estive com jovens reunidos no Engenho Santa Fé – Nazaré da Mata, com os jovens reunidos no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, e estive com os jovens do VIII Acampamento de Latino Americano de Juventude, realizado no interior do Ceará, no lugar chamado Icapuí.

Nenhum comentário: