sexta-feira, agosto 08, 2008

À Cubana

Os eleitores brasileiros, aqueles que pagamos impostos, estão surpresos pelo fato de que os nossos juízes serem capazes de, com muita sabedoria jurídica, decidirem que todos os que cometeram algum crime, mas ainda não foram condenados na última instância, ou seja, no Supremo Tribunal, ainda que estejam constantemente cometendo crimes, podem ser candidatos a cargos eletivos. Ora, esses descumpridores de leis, ao serem eleitos, passam a ter foros especiais; só poderão ser julgados por seus pares, ou por tribunais especiais com juízes que são defensores do poder que os levou ao poder, das leis que lhes permitem estar acima de todas as leis, pois são eles os supremos.

Os juízes do supremo dizem que não podem legislar, que isso é competência do legislativo, formado, em parte, por políticos “ficha suja” que podem continuar candidatos pois o fato de terem cometido o crime não os impede de serem candidatos e eleitos. Os juízes desejam que os praticantes de crime, criem as leis que os proíbam de se candidatarem, de serem eleitos.

Como os juízes do Supremo não podem criar leis, determinaram que não se usem algemas quando certos criminosos vierem a ser importunados pelas polícias por conta de seus crimes. Elesm os juízes, dizem que isso não é uma lei, é uma norma que todas as polícias devem seguir para não serem importunadas por ações na justiça e que serão julgados por eles os juízes.

Ainda bem que nós sabemos que nenhum juiz iria tomar essa decisão pensando no futuro deles. Nós sabemos que nenhum deles jamais cometeu ou cometará nenhum crime, de nenhuma natureza. Os juízes são julgadores, são seres capazes de esclarecer a nós, pobres coitados, que nos deixamos levar pelas nossas emoções.

Na próxima vez que for a um restaurante procurarei saber se ainda existe um prato que respondia pelo nome de “supremo de frango à cubana”. Vinha com banana e abacaxi à milanesa.

Nenhum comentário: