domingo, julho 05, 2009

Caminhos de culturas

Semana agradável com muitas emoções e novos conhecimentos, essa que terminou no sábado e, para esta que começa neste dia esperamos construir caminhos novos que também levem à novas situações de saber. Estive em São Paulo com o objetivo de encontrar artistas e suas artes. Ocorreu o lançamento do segundo edital Interações Estéticas do Ministério da Cultura. Foi uma oportunidade de saber e ver as interações construídas ao longo de 2008-2009, verificar como as diversas linguagens interagiram e artistas de diferentes classes sociais, de diferentes regiões do país, conviveram, criaram conjuntamente e expressaram sentimentos, realizaram projetos. As conversas foram de caráter agradável, substancial e frutífero, e envolveram todas as linguagens das artes brasileiras. E toda essa conversa envolvendo Pontos de Cultura de todo o território nacional. Uma festa mestiça, mulata, sincrética: uma festa brasileira.

Estive, nesse encontro, acompanhando o projeto KAOSNAVIAL que envolveu o Terno do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, a guitarra de Afonjah e Jorge Mautner, do Ponto de Cultura Kaos: uma Interação de ritmos, melodias, poemas e sons que explodiu no palco do espaço da FUNARTE, com maracatus, sambas, cirandas, regues e cocos. Esperamos que no mês de outubro venha o Cd resultante da interação das estéticas da Mata Norte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Aproveitei a viagem para conhecer dois museus, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca Paulista; o primeiro no prédio da Estação da Luz e o segundo construído na frente da Estação da Luz na passagem do século XIX para o XX. O deleite das palavras e o acompanhamento da história das línguas e, mais especificamente, da Língua Portuguesa me fez perder a noção do tempo – fiquei três horas – olhando e interagindo com a criatividade de todos que interagiram para fazer um museu tão vivo. Além disso estava em mostra as interações entre o Português e Francês. Entretanto tive uma surpresa. Ao longo de meus estudos de História do Brasil sempre ouvi falar e li nos livros sobre a existência de uma Língua Geral, que era o meio de comunicação nos tempos do Império Português, até os tempos do Marques do Pombal, e então fui surpreendido com essa língua ser alcunhada de Língua Geral Paulista, a qual tendo recebido as muitas influências, inclusive a dos nordestinos, teria gerado o Português falado no Brasil. Foi mais uma coisa que aprendi, mais uma maneira de contar a história do Brasil a partir de São Paulo, como a Europa conta a história do mundo a partir dela. Cada um com suas invenções. Não vou dizer que isso é política, mas é exercício de poder.

Como as palavras estão ligadas às imagens, pude ver o Mestre Caju, do Maracatu Beija Flor de Aliança cantando versos, a demonstrar a diversidade, a mestiçagem da cultura brasileira. E o Coco de Embolada de Caju e Castanha nos acompanha após ouvirmos e vermos, versos e textos de Camões, Augusto dos Anjos, Chico Buarque, Gregório Matos, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos e tantos outros mestres da língua e cultura.

Aconselha-se a todos que forem a São Paulo, não gastarem todo o tempo na Rua 23 de Março; tornem obrigatória uma viagem de metrô, com parada na Estação da Luz.

Hoje, neste domingo 5 de julho, foi inaugurado o Ponto de Cultura da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, na cidade de Aliança. ASMBS foi uma criação de três grandes Mestres: Hermenegildo, Manoel Salustiano e Severino Batista. Parabéns Manezinho Salustiano, parabéns a todos os 102 maracatus de Baque Solto de Pernambuco.

2 comentários:

TT disse...

salve mestre biu, aqui é tt, é isso mesmo: sp não pode parar, por absoluta falta de estacionamento...cultura, quem te atura???

Anônimo disse...

Prezado professor Severino,sou também professor da UFPe.Meu nome é Luiz Arraes e sou o oitavo filho de,dos dez,de Miguel Arraes.Fiquei muito interesado em sua linha de pesquisa e apesar de médico e pesquisador(trabalho com genética molecular) estou escrevendo um terceiro volume,sem rigor histórico,sobre a trajetória um bocado tortuosa,por vêzes dolorosa,de nossa família.
Neste último volume(se for de seu interesse lhe dou os dois primeiros-o segundo sai na próxima semana-procuro o certo distanciamento saindo um pouco do confessional para a narrativa.
O fenômeno da(s) frentes é primordial.
Meu e-mail é lularraes@hotmail.com
Muito grato
Lula Arraes
PS:estarei fora uma semana mas torço por este contato.