sexta-feira, abril 06, 2007

Duas almas na minha

Quando vivia em Nova Descoberta, nos anos sessenta, aprendimuitas coisas com várias pessoas. De algumas delas já escrevi anteriormente, mas sobrte outras fico esperando alguma oportunidade, alguma data. Esta primeira semana de abril é muito rica. Nela ocorre o aniversário de Carlos Ezequiel e de Tereza Campelo. São duas pessoas lindas mas diferentes. Ambas desempenharam papel essencial em minha formação.

Carlos Ezequiel era um poeta, um homem que passou a sua vida querendo formar grupos de jovens atores. Ele era funcionário púiblico e com o seu jeito manso colocava em torno de si muitos sonhos de jovens que se interesaavam em aprender a escrever pequenos esquetes e apresntá-los. Embora não fosse religioso, Carlos Ezequiel era o diretor das"paixões de cristo" que eram apresentadas na Igreja matriz de Nova Descoberta. Também organizava as peças de tratro que eram apreesentadas no Conselho de Moradores. Ele promoveu vários a simulação dos julgamentos de Pilatos, Judas. Fazia-se teatro em Nova Descoberta sob a orientação de Carlos Ezequiel, o nosso professor de toelrância e amizade.

Tereza Campelo veio com a Operação Esperança, com o Conselho de Moradores. Era psicóloga e ajudava a gente a pensar. Nos iniciava nas discussões políticas. Mostrou a mim a importância do estudo e do debate. Com ela discuti não apenas Marx, mas também Freud e Iung. Menino de dezesste anos, fui sendo orientado por essa moça de lindo sorriso e constante cigarrto nas mãos. Sempre almoçava em nossa casa. Muitos anos depois encontrei Tecampelo na Paraíba, onde se tornou professora até a sua aposentadoria.

Esse iníco de abril sempre lembro essas duas pessoas que aniversariam nos dia 4 e 10.

Nenhum comentário: