quarta-feira, abril 18, 2007

O Experimental e o Experimentador

O Recife encanta de muitas maneiras, e são muitas as maneira de ser ver o Recife.
Nesses últimos dias estou vendo o Recife através de muitos olhos. Mônica Lira e o Grupo Experimental mostrou-me nova maneira de ver o Morro da conceição, os devotos de Conceição. é mãe de Jesus que vira mãe do povo, dos marinheiros, dos pobres e de todos. Mas é uma mãe que vira o próprio povo que sofre e que se vê na mulher que salva das águas e que dá vida nas águas. CONCEIÇÃO foi um dos belos espetáculos que vi no Teatro Armazém, e que mostrou a pulsação forte e sofrida dos homens e mulheres que sobem no morro e sabem que Conceição é mãe de Jesus e mãe das águas.
Outra visão do Recife, ou das casas que formam o Recife está sendo mostrado no belo livro Do Mucambo à Casa-Grande, desenhos e pinturas de Gilberto Freyre, de Raul Lody. Esta obra é um publicação da Companhia Editora Nacional e da Fundação Gilberto Freyre. Lançado no dia do meu aniversário, recebi de presente com autógrafo de um dos maiores focloristas, estudioso da cultura brasileira.
Neste Livro, Lody faz um belo ensaio sobre a concepção da casa, esse espaço mágico e cotidiano, que Giberto Freyre desenvolve. A maneira gostosa da escrita é acompanhada pelo deleite das imagens, fotos, pinturas e desenhos, em um livro bem acabado. A palavra "deleite" é bem freyriana, pois o mestre de Apipucos era dado aos saberes e sabores. é mestre nessa chamada hsitória do cotidiano.
Um dos melhores momentos do livro, é a forma encantadora que Raul Lody deixa Gilberto falar, manuscritamente, sobre os Mucambos da sua cidade.
Um belo Olhar, o de Raul Lody, nos orientando a entender o olhar de Gilberto Freyre sobre o Recife. O livro é inicado com um prefácio singelo e amoroso de Sonia Freyre. Aos doi devemos agradecer ter ampliado o acesso à casa e à obra pictórica de Gilberto Freyre.

Nenhum comentário: