quarta-feira, janeiro 14, 2009

O livro do padre Isaias sobre Dom Távora

Uma das boas surpresas no final de 2008, a recebi na sala do coordenador do mestrado em ciências da Religião da Universidade Católica, o professor Gilbraz. Então ele entregou-me um livro, após perguntar se eu lembrava de Isaias. Assim, de supetão, apenas com a menção ao nome de batismo, a memória trouxe uma pequena variedade de faces e situações relacionadas a algum Isaias. Novas informações, agora sobre um padre em uma paróquia no Sergipe e, ex-aluno, veio a lembrança de sugestões para a realização de uma pesquisa sobre alguma personagem na história local. Lembrei que, a uma determinada turma fiz essa sugestão. A partir daí, recebi várias pequenas monografias sobre paróquias, associações religiosas, padres, freiras. Uma dessas monografias teve como tema a paróquia de Itapetim. Anos mais tarde, Marcos Silva a transformou em um livro sobre a sua cidade, publicando-a como parte da coleção História Municipal. Marcos Silva hoje é doutor e professor na Unicap.

Mas então veio um livro para minhas mãos e foi com alegria que recebi um exemplar do livro do padre Isaias Nascimento, “Dom Távora, o bispo dos operários: um homem além do seu tempo”, publicado pela Edições Paulinas, como um dos volumes da série Testemunhos de Santidade. Também este livro é uma conseqüência daquela indicação em sala de aula, conforme atesta o autor em seu próprio texto. A gente nunca imagina que certos estudantes tornam-se eternos estudantes, e alguns trabalhos escolares levam tempo para serem terminados e escritos.

Neste ano de 2009 em que alguns setores da Igreja Católica em Pernambuco celebra, com toda justiça o centenário de nascimento de dom Hélder Câmara, creio que foi de grande oportunidade o lançamento do livro de padre Isaias Nascimento. O seu tema é o “Eu”, o constante companheiro de Hélder desde que os dois se conheceram no Rio de Janeiro, ainda padres. “Eu”, era assim que dom Hélder referia-se a dom Távora.

José Vicente Távora, nasceu em julho de 1910, em Orobó, aqui em Pernambuco, veio a ser Dom Távora, terceiro arcebispo de Aracaju, padre conciliar do Vaticano II e lídimo animador dos trabalhos de aggiornamento da Igreja Católica no Brasil, organizador do Movimento de Educação de Base - MEB, um dos primeiros a entender a importância do Rádio como meio de educação, especialmente em um país de cuja população, ainda nos dias de hoje, é analfabeta ou semi-alfabetizada.

A escrita leve do padre Isaias, a organização dos temas e a riqueza documental que nos oferece, torna seu livro um leitura necessária para aqueles que estudam os caminhos da Igreja Católica no Brasil e no Nordeste. A família humana é composta de vários ramos, entre eles os membros do catolicismo e, neste, o catolicismo de preocupação social. Pois bem, Dom Távora e um desses membros da família humana que fez o seu trabalhão e, em uma época de grandes ele sempre manteve-se entre os grandes (ele próprio é uma grande personalidade), mas na forma de serviço de apoio. Estamos pensando em no próximo mês de fevereiro fazer um lançamento festivo do livro da padre Isaias Nascimento. O evento pode ser parte das festividades do centenário do DOM e o início de ações comemorativas do centenário do nascimento de Dom José Távora, o bispo do MEB e dos operários.

Um comentário:

Diogo Barreto disse...

Sem dúvida um importante trabalho para se conhecer melhor a história do Catolicismo no Nordeste e seus expoentes. Muitos apenas ouvem falar de D. Hélder, mas deveriam procurar saber mais do rebanho que o mesmo cativou.

Excelente postagem Biu!

Abraço!