quarta-feira, janeiro 17, 2007

Os Direitos Humanos - nossa luta permanente

Recentemente a Editora Vozes me solicitou a produção de duas resenhas sobre livros que não fazem parte de sua lavra. Um deles é Anais do Seminário Internacional os desafios contemporâneos dos Direitos Humanos. Foi um seminário realizado na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, sob a coordenação de Ronidalva de Andrade Melo, em fevereiro de 2005. Este é um livro que deve ser lido com muita atenção e devoção, pois lá estão debatidos problemas essenciais de nossa vida social e, sem dúvida, com direcionamentos importantes para a solução desses problemas.
Foram várias as razões que me fizeram feliz ao ler o livro. Uma delas foi reencontrar Ronidalva. Nós nos conhecemos quando ainda estudantes, eu de Teologia e ela de Direito, eu no ITER e ela na Faculdade de Direito da UFPE. Nos encontramos lutando pela sobrevivência e pela liberdade durante a ditadura militar. Éramos, no final dos anos sessenta e início dos setenta, professores do Curso 2001, ela de língua portuguesa e eu de História. Juntamente com Pedro Américo (literatura), Mário Medeiros (OSPB e História), João Alberto (Geografia), José Nivaldo Junior (História) José Welinton (Física), Natanael Sarmento (OSPB) formamos uma das melhores equipes que preparavam alunos para as universidades e, formávamos grupo de debate sobre a realidade que nos formava. Em plena ditadura, esse grupo tinha coragem de assumir posturas críticas em sala de aula, buscando romper os limites da idiotice que se nos queriam impor. Ninguém era herói, mas cada um sabia que cada aula poderia ser uma rota para impedir a formação de um fascista
A aguçada inteligência de Ronidalva em muito auxiliou a minha formação. Mas não nos encontrávamos apenas para o trabalho. No lazer sempre celebrávamos a nossa amizade, com muita cerveja e alegria.
Parabéns Ronidalva pelo seu trabalho, pela continuação na militânica pelo respeito aos homens e mulheres, que somos e contuinuamos a formar.

Nenhum comentário: