segunda-feira, janeiro 01, 2007

o nosso luíz

Estamos no começo do novo ano, de acordo com as nossas tradições ocidentais, tradições greco-romanas, tradição dos povos do sol, de cuja rota é feito o calendário que utilizamos. Nas tradições dos povos da lua, das civilizações da fertilidade, o ano tem seu início na Primavera do hemisfério norte, o outono em nosso hemisfério sul. Esse calendário do sol tornou-se o calendário fiscal, o ano econômico. De agora até abril, muitos estarão ocupados juntando os comprovantes de rendimento e pagamentos, com o objetivo de apresentá-los à Fzenda do Estado. Nesse meio tempo tempo teremos o carnaval, um momento em que nos permitimos pensar um pouco na fertilidade da vida e nas festividades das carnes.
Este ano, além do início do ano, temos o início dos governos - Federal e Estaduais. Tradição democrática, na qual o povo assiste à posse daqueles que eles escolheu para governar a Nação, gerenciar o Estado.
Este ano, no governo federal estamos assisitindo uma família tomar posse do Brasil. Historicamente sempre soubemos que, em muitas ocasiões, o público torna-se privado. Este ano, esta tradição tornou-se pública. Foi mudado o cerimonial que previa o desfile dos eleitos em direção do Palácio Presidencial. Não mais os eleitos, mas as famílias dos eleitos é que desfilam, tomam posse do Brasil. E isto foi feito porque o presidente re-eleito assim quiz.
Nossa república está se tornadno monárquica. Não mais temos um governante, mas uma família reinante. Mas isso deve ser natural para um povo que, no carnaval desfila com o vestuário da corte dos luízes franceses; impuseram essa corte francesa aos maracutus rurais,que lembram a tradição indígena; um povo que tem um rei do futebol, uma rainha dos baixinhos, o rei do baião, o rei do galeto, o rei das coxinhas, etc.. Nós também temos o nosso luíz.

Nenhum comentário: