quinta-feira, dezembro 28, 2006

Negócios de Trapaça

Este é o título do livro de Paulo Cavalcante, publicado pela HUCITEC/FAPESP, neste ano de 2006. Ema linguagem simples e concisa, Paulo Cavalcante nos conta dos Caminhos descaminhos na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII. Ele nos conta como a trapaça, a capacidade de enganar o erário só é possível com a aceitação dessas ações pelos responsáveis pela coleta e pela administração da fazenda real.
Acabei de ler o livro neste dia 28 de dezembro, o mesmo dia em que o Supremo Tribunal concedeu o retorno à liberdade ao dono do Banco de Santos, recentemente condenado a duas décadas de prisão. É como se estivessemos fazendo parte do livro de Paulo.
O livro é extremamente documentado, e serve como um pequeno curso sobre o cotidiano das relações entre o fisco e os cidadãos, especialmente aqueles mais próximos das chaves das burras do Estado, alí, nos caminhos e descaminhos entre a região das Gerais, o Rio deJaneiro e a Metrópole. Creio que este livro, a tese de doutorado de Paulo Cavalcante, será uma leitura obrigatória àqueles que pretendam conhecer os meandros formadores do Estado brasileiro e de certos hábitos ainda cultivados por certa ¨elite¨ que desde então tem vivido próxima à rua da moeda.

Nenhum comentário: