quarta-feira, dezembro 20, 2006

Uma mudança no natal de 1967

Com a aproximação do Natal de Jesus muitas lembranças nos acodem. Os católicos preparam-se para o natal com quatro domingos de expectativa com o que vem: é o tempo do advento. Reflete-se sobre a alegria que se aproxima, que se espera e que se cultiva.
Nos tempos coloniais, como ainda hoje em certos espaços, se rezava a novena de Nossa Senhora do Ó, série de noites de reflexão sobre as dores daquela que irá parir a Salvação. Como as preces inciavam-se sempre com um Ó, não de exclamação, mas de pedido, deu-se mais um nome à Senhora, que já era a protetora do Parto.
O dezembro de 1967, foi uma grande preparação, em Nova Descoberta, o meu bairro, para o ano seguinte. As inovações litúrgicas, preconizadas pelo Vaticano II, já apresentavam seus resultados, com a supressão de muitas tradições do catolicismo popular. Naquele final de ano, foi supresso o altar dedicado a Santa Filomena, pois a pesquisa histórica comprovava a sua inexistência como pessoa física. Como explicar aos devotos que a sua santa não havia vivido na terra, que era uma criação de alguém em um passado distante. Lembro-me da retirada da imagem, mas não consigo lembrar qual foi a pedagogia dos padres para justificar aos devotos a retirada da "santa". O Natal daquele ano surpreendeu a muitos, pois enquanto estavam todos voltados para o mistério natalino, poucos se aperceberam que havia um nincho vazio. Apenas depois das festas natalinas da celebração do final do ano, é que se notou que Filomena não mais estava no altar.
Penso que ações como essas, ocorridas no campo da religiosidade popular católica, no final dos anos sessenta, indicavam uma nova "romanização". Roma estava ensinando um novo modo de ser católico. Esse modo de novo encontrou-se com um outro novo modo, um modo de maior atuação político-social dos católicos. Penso que os estudiosos das transformações da cultura, das religiosidades próprias das camadas mais humildes deveriam, nas diversas comunidades, verificar como ocorreram as mudanças.

Nenhum comentário: