segunda-feira, janeiro 15, 2007

Reflexões e esperanças

Os primeiros quinze dias deste ano já se passaram. Li nos jornais do dia 13 que já foram mortas 7 mulheres neste ano, no Recife. Coisa séria. Mas vejo que está ocorrendo uma corrente de idéias de pessoas que estão fora da midia sobre os acontecimentos locais e mundiais. Recebi, de Juliana Rocha, cópia de um artigo de Frei Beto sobre A ESQUERDA NO DIVÃ, no qual ele faz anotações aos posicionamentos do presidente Lula, agora dizendo que ser de esquerda depois de velho é doentio. Veja o que diz Frei Beto, antigo assessor especial do presidente: A opção social-democrata do presidente já havia se evidenciado no primeiro mandato, quando abraçou uma política econômica neoliberal, reservando cerca de R$ 10 bilhões/ano ao Bolsa Família e R$ 100 bilhões/ano ao Bolsa Fartura dos credores da dívida pública – o que vem entravando o sonhado e prometido desenvolvimento sustentável. Atribuir razões psicológicas a quem, acima de 60 anos, é de esquerda, significa remeter ao analista eminentes figuras históricas: Fidel, Ho Chi Minh, Niemeyer, Antonio Candido, dom Pedro Casaldáliga, dom Tomás Balduíno, Florestan Fernandes, Apolônio de Carvalho, Mário Pedrosa, Elza Monerat, João Amazonas, Gregório Bezerra etc. É o que Bush e tantos direitistas pensam: só pode ser louco quem ainda sonha com o fim da desigualdade social ou um "outro mundo possível".
Tem gente que acha que Lula é infalível e, agora vai começar esconder a idade para não ser taxado de louco pelos lulistas. Se eu fosse levar a sério essas sábias reflexões de Lula, iria pensar que ele talvez jamais tenha sido de esquerda ou, agora está caducando antes do tempo. Mas como os sinais que ele demonstrasão mais de divindade que de enfraquecimento do cérebro, temo que iremos, aos poucos, ficar com a primeira alternativa.
Da América Central recebi, de Gulherme Melendez, cópia de uma carta Michel Moore analisando a decisão do grande comandante estadunidense (também esse se entende enviado de Deus) de mandar mais 22.000 soldados para o Iraque. Ele sugere algumas coisaas ao comandante emchefe dos USA, como o que se segue: Envía allá a todos los miembros de los medios de comunicación principales. Después de todo, fueron tus colaboradores en traernos esta guerra -y muchos de ellos ya están entrenados a fuerza de estar "encajados!" Si eso no lleva el total a 28 millones, entonces recluta a todos los espectadores FOX News. ¡Sr. Bush, no te des por vencido! ¡Ahora no es el momento de aguantarse! No juegues al pequeño ganador enviando unas pocas tropas sobre-cansadas. ¡Pon a tu gente detrás de TI y condúcela hacia allá como un verdadero comandante en jefe! No dejes a ningún conservador de lado! ¡Velocidad máxima hacia adelante! Prometemos que les escribiremos. ¡Vaya a conseguirlos W!Suyo, Michael Moore. Uma das coisas boas da rede internacional de comunicações é que recebemos mais do que os donos dos jornais desejam que recebamos.
Essa é uma situação muito melhor do que a que vivíamos em 1968, sempre dependendo das edições extras dos jornais e dos noticiários das rádios ou, quem podia, ser beneficiário do correio que corria boca-ouvido-boca, sempre atualizando, mas ao mesmo tempo com desconofiança sobre a origem da notícia. Naquele período era muito difícil escolher depopis de ouvir, uma vez que eram poucas as possibilidades da notícia nos chegar limpinha.

Nenhum comentário: