sexta-feira, janeiro 05, 2007

para iniciar a educação em arte

Na maioria dos cursos de história das diversas universidades e instituições isoladas de ensino superior, nota-se que há sempre a impossibilidade de atender a todos os ramos do conhecimento. Os cursos, na sua maioria, ainda estão bastante preocupados em transmitir o máximo de conteúdos, como se fosse possível, em quatro anos de estudos, dominar todos os conhecimentos de toda a história da humanidade. é essa a razão de se tomar tanto tempo em disciplinas obrigatórias: duas pré-história, duas antigas, duas medievais, duas modernas, duas contemporâneas, duas américas, etc. Tem que se memoriazar muito, e os professores devem gastar centenas de horas repetindo o que está escrito nos livros, como se os alunos não soubessem ler. Melhor será quando os auxiliemos a entender o que eles lêem. Por gastarmos tanto tempo repetindo infomações que estão nos livros que indicamos é que não temos tempo para discutir artes e outros temas. Precisamos deixar de repetir, nos cursos superiores, o método de ensino de história do ensino médio.
Um livro interessante para o estudante de história é o que foi escrito pela professora Cristina Costa, editado pela Moderna, com data de 2004. Trata-se do Questões de arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. Em dezessete capítulos, escrito com simpliicidade, leveza e com clareza, Cristina Costa nos indica como tratar a arte e auxilia a completar a formação do professor de história. é impossível ensinar história sem o tangenciar a obra artística, pois ela acompanha o homem, parte de sua sua vida, resultado de sua criatividade em cada momento, em cada etapa, em cada forma de organização social criada pelos homens. Vale a pena ler este livro, inidicá-lo ediscutí-lo. Bom para a nossa formação, ele é um primeiro passo para a apreciação artística.

Nenhum comentário: