terça-feira, janeiro 13, 2009

Lvros de Lucilo e Olímpio

A semana terminou com uma pequena confraternização que os sócios do Instituto Histórico de Olinda realizamos em um dos espaços do Hotel Samburá, uma vista privilegiada da orla marítima olindense. Um agradável encontro com colegas bem mais vividos, como o Djalma Paes, o Olímpio Bonald Neto, e gente mais jovem, como Lana, André, George, Maria Lana e Elaine.

O Instituto Histórico de Olinda tem mais que cinqüenta anos e é formado, em sua maior parte, por jornalista que escreveram e escrevem sobre a história de Olinda. Poucos são historiadores de profissão e formação, entretanto todos cultivam um respeito e uma veneração pelos fatos, pelos feitos, pela formação olindense. Escritores de histórias e sobre a história de Olinda, são literatos e, por isso, a confraternização também ocorreu simultânea à da Academia Olindense de Letras. Livros passavam de mão em mão, presentes eram trocados e alguns foram sorteados. Recebi dois. Um deles de Lucilo Varejão Neto, colega da Universidade Federal de Pernambuco, ele no Departamento de Letras, professor adjunto de Língua Francesa. Presidente do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, gentilmente fez-me proprietário de um exemplar do seu “Escritos e Escritores”, uma coletâneas de alguns de seus artigos e palestras, alguns deles já publicados anteriormente. Dos dezesseis textos, três interessam aos estudantes de História. O primeiro, acerca da condição pós-moderna é uma inteligente e agradável resenha, ao mesmo tempo em que é uma leitura crítica do livro "A Condição Pós-Moderna" de Jean-François Lyotard. Outro texxto que será de interesse do estudante de história é o que é dedicado ao historiador Vanildo Bezerra Cavalcante. Como os demais textos: enxuto e claro, Lucilo Varejão Neto nos permite uma aproximação concisa da biografia do autor de "Olinda do Salvador do mundo" e "Recife do Corpo Santo", ao tempo em que apresenta comentários de outros autores sobre a obra e a personalidade de Vanildo Bezerra Cavalcante. O terceiro texto que chama a atenção do estudante de história é a resenha que faz do Dictionaire Portugais-Français de manifestations Folkloriques du Pernambouc, feito pela doutora Yaracilda Farias Coimet, professora do Departamento de Letras da UFPE. Dois outros textos chamam atenção especial: o Pleonasmo e Literatura e Por que Ler?

O segundo livro é de autoria de Olimpio Bonald Neto, "Tango-Reggae y otros cuentos", publicado em Buenos Aires. Uma seleta da criatividade de Olímpio e de seu constante refletir sobre a sua Olinda, a quem ama, pinta fotografa e recria.

Um comentário:

Geraldo Pereira disse...

Biu Vicente
Muito bem! Ótimo apanhado dos escritos de Lucilo e de Olímpio. Vou atrás desses textos do Neto, porque tenho interesse em história também e gostaria sobretudo de ler a propósito da pós-modernidade.
Biu Vicente - Homem de Deus!
O que é clacadoro? Não encontrei o significado em 4 dicionários.

Geraldo Pereira