segunda-feira, fevereiro 16, 2009

As Pretinhas do Congo

Estive ontem em Goiana para assistir, participar de um ensaio da Nação Pretinhas do Congo. Essa nação vive espalhada em Goiana, especialmente no Baldo do Rio e Tejucupapo, mas também tem ramificações em Caapora, Paraíba.

Neste ano a Nação Pretinhas do Congo teve aprovado No FUNCULTURA, de Pernambuco, um projeto para a sua reestruturação material, pois o nível de pobreza poderia levar a Nação ao seu fim. O projeto está sendo coordenado por Afonso Oliveira, um produtor que está dedicado às tradições culturais da Mata Norte.

Agora as Pretinhas do Congo já puderam comprar novos instrumentos, tecido para as roupas e a bandeira. Está tudo que é uma animação. Ontem o ensaio foi para provar as novas roupas e, por essa razão foi não foi público. Ele ocorreu no salão do Caboclinho Caetés, liderado por seu Pedro, a mais antiga tribo de Caboclinhos de Goiana.

O que eu vi foi só alegria, com as crianças e os jovens dançando, cantando, respondendo as loas tiradas por seu Val, Mestre e por Rosa, a presidente da Nação. Foram duas horas de alegria, desde o momento em que cada um recebia a roupa até a hora de sairmos. Como eu estava fotografando para uma possível publicação, pois estamos fazendo a pesquisa histórica dessa nação, bem como a pesquisa musical, estou com muitas encomendas das meninas e dos meninos que assumem personagens de rei, rainha, pajens, escravos, baianas, floristas, ciganas. Foi uma festa.

As Pretinhas do Congo serão uma grande atração no carnaval da cidade.

Nenhum comentário: