terça-feira, outubro 17, 2006

Ainda Nova Descoberta

Queria voltar um pouco mais no tempo, nos anos sessenta, em meados, quando já haviam sido implantados os ônibus elétricos na cidade do Recife. eles eram apontados como um avanço, pois iriam diminuir a poluição. foi uma iniciativa do prefeito Pelópidas silveira, continuada na administração de Miguel Arraes. Uma das linhas ligava a Macaxeira até o centro da cidade. O ponto inicial era em frenta a Fábrica de Tecido de Othon Bezerra de Mello e tinha su término na Praça da Independência, também conhecida como Praça do Diário. O "elétrico" corria toda a Avenida Norte. Nesse ônibus viajei muitas vezes, cedo da manhã até a Encruzilhada onde estudei os dois últimos do curso Ginasial, como se chama o primeiro grau maior _ 5a. a 8a. série.
O ano de 1964, exceto terque voltar a pé desde a encruzilhada até a casa no dia primeiro de abril, passaria sem maiores lembranças, além da campanha "dê ouro para o bem do Brasil", um jogada da direita que chegara ao poder, com o intuito de aproveitar-se do patriotismo do povo simples e da classe média temerosa do comunismo.
Nesse período ocorreu um verdadeira corrida de "voluntários da paz" em Nova Descoberta. Depois vieram padres de origem americana que assumiram a paróquia. Foi um acordo entre as arquidioceses de Olinda e Recife e Detroit, Michigam. A carência de padres nacionais, fenômeno de muitas causas, trazia para o Brasil padres de diversas nações católicas. Não foram os únicos padres estrangeiros na diocese. Havia italianos, canadenses, franceses, belgas. vinham em terra de missão, cumprindo um desejo do papa João XXIII (um certo temor do comunismo), um entusiasmo criado pelo Concílio VaticanoII, coincindindo com a luta anticomunista dos governos estadunidenses.
Os padres que assumiram a paróquia de Nova Descoberta promoveram algumas mudanças no comportamento católico. Como não conheciam muito bem a cultura local, deram-se a liberdade de experimentar e realizar na paróquia o que seria irrealizável na sua diocese de origem.

Nenhum comentário: