quarta-feira, fevereiro 21, 2007

o samba ou maracatu do crioulo doido no hoje - curto e grosso

Acabei de ver o jornalista Francisco José informando a todo o Brasil que o maracatu rural nasceu nas senzalas e depois foi para o Recife, dando origem ao maractu de baque virado. Assim algo que comneçou após o fim da escravisão passou a ser causa do que ocorreu na´quarta ou quinta década do século XIX. Ficou, o repórter, nos devendo a informação sobre qual a documentação que ele utilizou para chegar à conclusão que os escravos podiam fazer carnaval nos canaviais. Informações como essas, que são dadas pelas emissoras de televisões, veículos de comunicação, transmissão de conhecimentos e de valores, é que nos preocupam. Stanislaw Ponte Preta bem que já chamava atenção ao Samba do Crioulo Doido.
Hoje as pessoas ficam muto tempo vendo a televisão e com ela têm uma relação de quase subserviência, pois se no passado valia o que estava escrito, agora parace valer o que é dito nas emissoras de tv. Poucas são as pessoas que após ouovirem uma reportagem procuram maiores informações. Assim o conhecimento vai se diluindo e as grandes linhas de formação estão sendo dadas por repórteres que ze tornam mais importantes do que a notícias e, esse jornalismo pouco relfexivo vai moldando um nação que decora textos fáceis e aduladores. Carnaval, tradições culturais, fiormação histórica, tudo isso é muito sério. Parem de querer nos imbecilizar. Precisamos estudar para evitar que nos façam o crioulo doido, que confundiu toda a história do Brasil, pois ele só sabia o que era contado pelos enredos das escolas de samba. Endoidaram o crioulo e agora o crioulo doido fica dando aulas fúteis e loucas na televisão.
Uma questão séria é que escritores que têm acesso aos meios de comunicação são capazes de atacar profissionais do ensino, mas jamais terão coragem de dizer que um jornalista da tv globo faz matérias superficiais.
Bem que alguém já disse que entre viver e o caderno c quase tudo vai morrer.

Nenhum comentário: