segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Impunidades e continuação dos crimes contra a nação

Fiquei muito preocupado com a notícia de que o Supremo Tribunal Federal está inclinado a definir que os administradores públicos - presidentes, governadores, prefeitos - estarão isentos de irem a tribunal por comportamentos não honestos ou fraudelentos quando estiverem administrando o Brasil. Isso acarreta um imenso festival de encerramento de processos atualmente em curso. Serão beneficiados, de imediato, Paulo Maluf, Collor de Mello, ministros do governo FHC, inclusive um dos ministros que estão decidindo este atentado à honradez. Por essas e outras é que os presídios parece estarem comandando a sociedade.
Li também que o grande brasileiro Hélio Bicudo, aquele que enfrentou a ditadura na defesa dos presos políticos, afirmou que suspendeu uma investigação porque ela poderia vir a prejudicar um certo Luiz Inácio Lula da Silva. Uma pena. Por essa razão é que esse mesmo Lula da Silva quer fazer a transposição do Rio São Francisco que beneficiará principalmente os grandes reservatórios e as obras de grande agricultuira e pastoreio. O povo do semiárido receberá pouco. Segue abaixo uma declaração que tirei do Jornal da SBPC deste dia 26 de fevereiro.

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO. NOTA OFICIAL SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE RIO SÃO FRANCISCO
Enviado por João Suassuna, Pesquisador da FUNDAJ
A decisão do Governo Federal de dar início às obras do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco é profundamente lamentável. As incertezas e contradições do projeto, levantadas pela Comunidade Científica, representam uma temeridade, sobretudo diante da extraordinária soma de recursos destinada ao projeto pelo PAC (6,6 bilhões de reais), somente nas suas etapas iniciais.O Atlas Nordeste, de autoria do próprio Governo Federal, elaborado pela Agência Nacional de Águas – ANA, ropõe investimentos da ordem de 3,6 bilhões de reais para resolver o problema de abastecimento de água para todo o Semi-Árido incluindo aí os 9(nove) Estados do Nordeste e os Vales do São Francisco, Pardo, Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais, com soluções para 502 sedes de Municípios nas áreas denominadas como de Elevado Risco Hídrico, independentemente da Transposição.É importante que a opinião pública brasileira saiba que o Projeto de Transposição atende a menos de 20% da área do Semi-Árido e que 44% da população que vive no meio rural continuará sem acesso a água. Exatamente os que mais precisam vão permanecer excluídos dessa mega iniciativa do Governo Federal. Para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, a decisão do Governo Federal ignora outras prioridades mais urgentes de investimentos para aumentar a oferta de água em todo o Semi-Árido, inclusive nos municípios da própria Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Por outro lado, a comunidade sanfranciscana continua aguardando o diálogo que o Presidente Luiz Inácio Lula as Silva propôs e prometeu ao Bispo D. Luiz Cappio em outubro de 2005 e, até hoje, não realizado com a abrangência desejável. Por fim, o Comitê espera que a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Velho Chico saia do campo da retórica, dando lugar a um verdadeiro programa de recuperação hidro-ambiental do Rio e de seus afluentes. O que há hoje são iniciativas isoladas, desconexas e desarticuladas que mais servem aos interesses clientelistas do Governo, sem compromisso com o rio e as comunidades que vivem à sua volta. Diretoria Executiva do CBHSF

Nenhum comentário: