terça-feira, fevereiro 20, 2007

O direito de viver e cantar a defesa da vida

Estamos na terça feira do carnaval. Desde sábado que me movimento pela Zona da Mata Norte. Estive em Goiana, Aliança, Condado, Nazaré da Mata e Timbaúba, além de participar da concentração do Nóis sofre mais nóis goza e da abertura oficial do carnaval do Recife. Irei fazer alguns comentários de novas diversões que vi e brinquei. Hoje quero lembrar que vi, e ouvi, na cidade de Aliança, um mestre de Maracatu dizer algumas coisas que podem ser consideradas impróprias na boca de um mestre, embora seja segrado o direoto de ele dizer.´
É certo que existe a liberdade de expressão, e este é um dos principais direitos que os homens e mulheres temos conseguido desde o final da Idade Média, a custo de vidas e sonhos. Precisamos estar atentos às tentativas de diminuir o que conquistamos. Por causa da morte bábara sofrida pelo João Daniel, no rio de Janeiro, o mestre pedia que os assassinos sofressem o mesmo tipo de morte e, acusava os grupos defensores dos direitos humanos pela morte do menino. O argumento é que "os direitos humanos só servem para defender os marginais." Isso é muito perigoso, além de ser mentira. A polícia não está impedida de cumprir suas obrigaçõpes, apenas não pode faltar com respeito aos cidadãos. Além do mais, o chefe do bando que matou o menino já havia sido preso várias vezes e foi libertado antes de terminar o cumprimento da pena. Fico preocupado que se diga que a defesa dos direitos humanos é para acobertar o crime. Os direitos são de todos, e não podemos abrir mão deles. A questao é que devemos punir quem comete crime. Inclusive o crime de avançar sinal de trânsito. Não punir esses crimes é o que prepara o caminho para os grandes crimes. Se não se prende alguém que cometeu crime, ou se dá prisão especial para o criminoso que tem curso universitário, está se preparando uma geração de criminosos. Não há criminosos especiais, há criminosos.
A não punição de pessoas que, ocupando cargos públicos, desviaram fundos ou roubaram os fundos que eram de sua responsabilidade cuidar em benefício de todos ( funcionários, vereadores, prefeitos, deputados, ministros, secretários, governadores, presidentes ) é que prepara o caminho para a dwesrtruição da sociedade. Não é a defesa dos direitos humanos que´produz o crime, é a produção e a defesa dos privelégios que que tornam a nossa sociedade insegura.
Gosto muito do Maractu, gosto dos mestres de maracatu, mas não gosto que eles cantem loas contra o direitos humanos. Os maracatus de de Baque solto hoje são ícones culturais porque assumiram o compromisso de respeitar as agremiações, as tribos e evitarem a violência. Assim eles criaram o direito de se apresentar nas cidades. Vamos conversar com os mestres sobre isso e vamos continuar ampliando a luta pelos direitos humanos.

Nenhum comentário: