quarta-feira, janeiro 16, 2008

que história é essa?

Recebi hoje no programa QUE HISTÓRIA É ESSA?, que mantenho na Rádio Universitária AM, da Universidade Federal de Pernambuco, os professores José da Mata e Marcos Carvalho. O primeiro é um velho conhecido desde 1974, quando ele começou a ensinar no Curso ESUDA.

Tivemos, da Mata e eu, uma vida profissional paralela, nos encontrando em alguns colégios e, quase sempre, ensinando em colégios “concorrentes”. Nunca concorremos, mas sempre trocamos informações e experiências. Estivemos juntos no processo de deflagração da primeira greve que ocorreu no final da ditadura, ainda em março de 1979, no mesmo dia em que eclodia a greve dos motoristas. Embora isso não tenha muita importância, não é correto afirmar que foram os canavieiros que iniciaram as greves (ocorreu no segundo semestre) que levaram ao fim da ditadura, e nem mesmo a greve de São Bernardo dos Campos foi a primeira, embora tenha sido a mais importante por conta da importância daquele setor na economia do país. Mas esse último comentário é apenas para resgatar algum conhecimento de nossa história recente. E foi esse um ponto que da Mata chamou atenção: os alunos estão interessados mais na história recente que nos acontecimentos mais passados, embora o conhecimento daqueles seja importante para a compreensão desse presente que vivemos. O professor da Mata alegrou muito o meu dia de hoje.

O professor Marcos Carvalho revelou aos ouvintes do programa, com palavras simples e seu jeito boa praça, a beleza que é estudar a vida social, a vida comum, a vida dos homens comuns e, a partir dessas vidas, compreender as muitas vidas, o processo das vidas que formam a história. Marcos Carvalho é um dos melhores historiadores que temos em Pernambuco atualmente; um homem dedicado à pesquisa e que escreve com uma leveza e elegância cativantes.

A cada quarta feira, no programa QUE HISTÓRIA É ESSA? Sinto a lufada de vida que vem com as conversas mantidas com meus colegas professores e historiadores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tbém tive a sorte de estar com essas duas grandes figuras, na verdade três, contando com você, Biu, que tem conduzido o programa com competência, entusiasmo e empenho; foi realmente mt bom...

Tenho aprendido bastante e sou admiradora do "Que história é essa?"!

A Rádio Universitária Am820 tem se enchido de gigantes,todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, e esses são nossos historiadores pernambucanos!!!