quarta-feira, janeiro 02, 2008

Sugestões de temas para estudar durante o ano

Neste segundo dia do 2008, ano que será de eleições municipais, quero lembrar que, além dos 200 anos da transferência do centro do império português de Lisboa para o Rio de janeiro, este também é o ano que devemos lembrar os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma proclamação da Organização das Nações Unidas.

Este também é o ano que deveremos pensar nos 40 anos da Revolta dos Jovens em Paris, México, Tchecoeslováquia, e até mesmo a Passeata dos Cem mil no Rio de Janeiro, além da edição do Ato Institucional de número 5. Os católicos também podem refletir sobre o significado e a aimportância dos Documentos de Medelin.

Os professores de história contemporânea, de história do Brasil, de história da Igreja, de história da América Latina possuem espaços para promover debates e atualizar a memória das novas gerações, com temas capazes de motivar até mesmo o jovens mais velhos, aqueles que eram jovens no final da década de sessenta. Taí uns pontos para diversas reuniões, estudos e pequisas.

Nenhum comentário: