quinta-feira, maio 21, 2009

"teólogo" sem ética usa o patrimônio moral do DOM para ganhar dinheiro

Estou pondo no blog uma notícia que recebi do Instituto Dom Hélder Câmara, nno qual tenho interesse e ao qual estou ligado. A nota mostra como algumas pessoas perderam totalmente o senso de vergonha, ética, respeito. Precisamos erguer novamente certas qualidades, certos comportamentos como bons e outros como negativos e destrutivos. Esse "senhor" merece nosso repúdio.


Prezados amigos

A mensagem hoje não é de um bom anúncio: o Instituto Dom Helder Camara - IDHeC foi enganado por uma pessoa, de nome Adriano de Lima, passando-se por irmão da Comunidade “Anuncia-me”, poeta, teólogo e restaurador, atuante na Paraíba, que compilou escritos de Dom Helder e publicou o livro “As 100 melhores Meditações de Dom Helder”, sem nenhum pedido prévio ao Centro de Documentação Helder Camara – CEDOHC, guardião do acervo literário do Dom.
Tínhamos informações sobre o assunto e procuramos manter contato para esclarecer a questão dos direitos autorais quando, na última segunda-feira, 18/05 - de passagem por Recife, ele solicitou ao CEDOHC banners por empréstimo e alguns livros e postais em consignação, para uma palestra sobre Dom Helder em Campina Grande, e foi atendido.
Com imensa surpresa, fomos informadas na terça-feira que o referido Adriano se colocou como membro do IDHeC/CEDOHC, cobrando cachê pela palestra e uma quantia considerável pela Exposição que, segundo ele, seria a mesma produzida pelo CAAL, Universidade Cândido Mendes, CESEP e Editora Paulinas, quando na realidade trata-se de fotos coladas em cartolinas, causando uma grande decepção aos contratantes e aos convidados do evento, entre bispos, padres, religiosos e alunos. E o mais grave, comunicou que a quantia cobrada seria revertida para o CEDOHC. Nosso Dom, sinceramente, não merece esse ultraje de sua memória.
Como o Sr. Adriano já anunciou uma série de eventos onde deverá participar nos mesmos moldes (incluindo também entrevistas em rádios e TV´s), o IDHeC comunica que este cidadão não tem nenhum vínculo com essa instituição e nem está autorizado a falar ou promover exposição sobre Dom Helder em nome do CEDOHC, braço cultural do IDHeC.
Nas homenagens pelo Centenário do Dom, já foram realizadas várias palestras, desde 2008, todas proferidas por colaboradores do IDHeC, em Recife e em outras cidades brasileiras, sem nenhum custo para as entidades que solicitaram, pelo contrário, todas as pessoas sacrificaram seus compromissos profissionais e pessoais para cumprir a missão de, realmente, semear o ideal eclesial e social de Dom Helder, com muita alegria. Registramos ainda que a Diretoria e o Conselho Curador do IDHeC são constituídos por voluntários, que não cobram participação em eventos.
Achamos importante comunicar de imediato a todos que receberam nossa programação (que vai ser retificada), ou que forem abordados para a mesma ação proposta pelo Sr. Adriano (em nome do IDHeC/CEDOHC), que não participem nem aceitem nenhuma atividade que envolva este cidadão, o qual será notificado dessa decisão da Diretoria e advertido de que, caso insista, o IDHeC tomará as medidas cabíveis para o caso.
Pedindo que desculpem a nossa ingenuidade, fruto da confiança que aprendemos a ter nos irmãos, aproveitamos a oportunidade para enviar nosso fraternal abraço.

Recife, 20.05.2009
INSTITUTO DOM HELDER CAMARA
LUCINHA MOREIRA – Presidente do Conselho Curador
ELIZABETH (BETE) BARBOSA – Diretora Cultural

Nenhum comentário: