quinta-feira, novembro 23, 2006

23 de novembro

Esse dia vinte e três de novembro parece um dia comum, igual aos outros trezentos e sessenta e cinco dias, exceto o dia em que competamos nova idade. Eu nasci em 17 e,por essa razão o 23 podia significar pouca coisa ou quase nadapara mim. Entretanto, a cada 23 eu lembro de rezar de uma forma especial. É que duirante muitos anos frequentei a Matriz da Boa Vista, sempre no dia 23. Eu participava da Cruzada Eucarística, uma associação religiosa para leigos criada apartir do pontificado do papa Pio X. Seu objetivo era nos ensinar a amar Jesus Sacramentado. As crianças católicas, os pré adolescantes faziam a primeira comunhão e entravam na Cruzada Eucarística, o que ensina um compromisso com a Eucaristia, com Jesua Sacramentado. Assim, a cada 23 de todos os meses , os pré adolescentes da paróquia Nossa Senhora de Loudes de Nova Descoberta, íamos adorar Jesus Sacramentado duranrte uma hora. o 23 tornou-se muito importante e continua na miha vida. Entretanto, um certo dia 23, o de novembro, tornou-se importante para mim e para o mundo porque, lembro que em um dia como esse foi assassindo João Kennedy, presidente dos EUA que, durante muito tempo ficou guardado na memória como o que forçou a scoiedade americana na direçaõ do reconhecimento dos direitos humanos. Ele obrigou as escolas do suldos EUA a aceitarem estudantes negros e lutou para acabar com o racismo nos USA. Além dissom ele foi o primeiro presidente católico nos Estados Unidos. Eu devia ter doze anos quando ele foi assassinado, e isso me marcou e, mesmo depois que entendi ter sido ele - Kennedy - um dos responsáveis pelo incremento da guerra do Vietnan, ele continou sendo o jovem presidente que pretendeu tornar mais humano o capitalismo. Contudo, neste 23 de novembro de 2006, um novo acotecimento dá uma novo significado à data. Nasceu GABRIELA, filha de Catarina e de Flávio. Catarina é a filha caçula de minha irmã mais velha, Zefinha, que tem três filhos e agora conta 4 netos. A nossa família cresce, com os problemas que cada família tem, Aumenta o número de bisnetos de minha mãe. Zefinha é professora aposentada, pois está entre as cem primeiras professoras da Fundação Guararapes. Todos estamos felizes porque, nesse dia 23 vemos a celebração da vida e do amor, o sacramento da vida continuar, como o sacramento da eucarista, que é a vida que se doa a todos e por todos; é a celbração do direito da vida, que nossa família tem celebrado, às vezes egoísticamente, mas sempre com os ohos voltados para o futuro e para vida (a esse respeito devemos lembrar que Catarina está envolvida em uma organização que tem cmo objetivo fazer renascer - Retomar - a vida nas comnidades e nas pessoas). Agora o 23 de novembro aumenta o seu significado de vida para mim. Gabriela chegou grande: 51 centímetros, 4 quilos e 340 gramas. Veio robusta, com a nítida clareza de que é uma descendente dos primeiros habitantes desta erra. Uma cabocla, parecida com uma coreana ou esquimó, como dsse o pai. É verdade qe somos de todos os lugares. Mas é sempre bom olhar para nossa família e verificar que somos, inevitavelmente, desta terra enorme.
Bem vinda seja GABRIELA, que venha alegrar-se alegrando a vida de seus pais, tios, primos, avós e bisavós.

Nenhum comentário: