quarta-feira, novembro 22, 2006

Seminário OS SERTÕES

Desde ontem se realiza no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, sob a inspiração do Departamento de História e com a coordenação geral da professoara Dra. Tânia Brandão, o seminário que tem o título de Sertões. Nome acertado, pois são tantos sertões quantas as experiências de presença e ausência de cada um que vive; sertões, pois neste seminário está a participação das universidades da região, mas também daqueles que não estão nos sertões nordestinos. Por razões médicas não pude participar do dia de hoje, mas na sessão de abertura tivemos prazeres diversos: desde as palavras da professora Socorro Ferraz que lembrou que sertão, a palavra, em sua longa história, significa desde o ser quanto a sua negação. Depois, tivemos um belo concerto de viola, oferecido pelos nossos colegas do Centro de Artes e Comunicação. Entretanto, o mais belo da noite, foi ouvir, por cerca de 70 minutos, as palavras drpfesor Willi Bolle, nos encantando à medida que desencantava as obras de Euclides da Cunha - os Sertões - e de Guimarães Rosas - Grandes Sertões Veredas -, indicando como cada uma delas, em um espaço temporal de cinqüenta anos, explicam e propõem o Brasil.
O Seminário continuará na sexta feira. Está sendo uma oportunidade extraordinária para verificar o quanro se está estudando os sertões, na antropologia, na geografia, na história, na sociologia e, em cada uma dessas ciências, os diversos meandros e especialidades que as formam e lhes dão vida.
A quem não pode particpar, julgo que seja interessante entrar em contato com o Departamento de História da UFPE, procurando verificar um meio de conseguir os anais.

Nenhum comentário: