sexta-feira, novembro 24, 2006

CANAVIAL

Estou em Nazaré da Mata, no Espaço Cultural Mauro Mota, participando do CANAVIAL, um seminário proposto pelo Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, Afonso Oliveira, e que recebe o apoio do FUNCULTURA, da Prefeitura de Nazaré da Mata. Pela manhã ocorreu a fase inicial, com com os discursos do representante do MINC, do presidente do FUNCULTURA, - Jaime Gusmão - e do secretário de governo de Nazaré da Mata. Todos os discursos versaram sobre a importância de promover enconrtros culturais que ultrapassem os tradicionais hábitos de que eventos culturais são apenas locais de festas e não reflexões. A fala de TTCatalão, do PNUD e assessor do Minc, foi sobre a Teia Cultural que está sendo formada pelos mais de quatrocentos Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil, espelhando e assumindo a grande diversidade e criatividade do povo em reconhecer e resolver os seus problemas de maneira criativa. TT falou sobre o significado de ter ocorrido a primeira reunião dessa Teia nos espaço onde se realizam ambienais de arte, em São Paulo. O povo, sempre visto como um distante participante da cena cultural, assumiu, ocupou os espaços que normalmente são entregues aos artistas renomados pela sociedade dominante. Lembrou que a Teia Cultura ela atrai e Tece. É teia e tear. Não podemos dizer que havia um grande público, pois afinal não é hábito as pessoas da Zona da Mata se reunir para debater os seus problemas.
Á tarde foi dedicada a se debater algumas experiência educacionais e culturais. Participaram da mesa o secretário de educação do município de Condado - prof. Sinésio, a presidente da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - Eliane, o coordenador do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança - José Lourenço e a secretária de Turismo de Aliança - Alessandra. O debate chamou atenção por alguns números apresentados. Como na palestra inicial sobre os Desafios e as Perspectivas Culturais e Educacionais da Zona da Mata mencionara que o grande desafio era supoerar a pobreza política dos gestores públicos que refoça a pobreza material da população, ficamos sabendo que os professores da região não conhecem a história dos seus municípios, pois eles não são da região. A situação parece ser pior no futiro, uma vez que, em Condado não há jovens entrando na universidade por decorrencia do ensino ruim que é dado pelas escolas do grau médio, responsabilidade do Estado. Ficamos sabendo que, dos mais de 2000 alunos que estudam na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata. apenas 8 - oito - são de Nazaré da Mata. Como será o ensino nessa região nos próximos anos.
Algo tem que ser feito pela sociedade para os gerentes do Estado de Pernambuco resolvam assumir esse desafio. Que elite ruim governa esse povo!

Nenhum comentário: