segunda-feira, novembro 20, 2006

Dia da Consciência

Este dia 20 de novembro é um dia que deve nos fazer pensar sobre o respeito às pessaos e sobre como podemos nos tornar melhores, nos aproximar dos outros, superar as barreiras que os grupos étnicos precisam criar para sobreviver. Mas, o que é importante, sem perder as barreiras deixar espaços para a aceitação dos demais grupos. O dia da Consiciência Negra deve ser um dia em direção da Consciência Humana. Comportamentos racistas são indaqueados para a sueraçao dos sofrimentos que têm sido criados pela invenção constante de autsiders, pela permanente criação de "nossos grupos" "estabelecidos". Lembremos que Zumbi dos Palmares, nascido no Brasil, pretendia que houvesse uma sociedade que admitesse a todos, como nos quilombos, locais de convivência de muitas etnias, embora houvesse uma predominância de uma delas. O que não podia ser permitido é o domínio permanente de um grupo sobre outro. O dia da Consciência Negra foi criado como um grito a ser ouvido por todos, um grito que nos lembra que não haverá paz no Brasil enquanto houver discriminação contra qualquer dos seus grupos formadore. é por isso que existe também o dia do índio, e o dia do motorista, e o dia do professor, ou o dia do Gari. Em toddas as profissões estão afro-descendentes, amerpíndios, luso descendente, ítalos descendentes, etc.. o Lamentável é que os grupos dominantes, as pessoas dos gruupos dominantes, independente de suas origens, agem de maneira a diminuir aqueles que não fazem parte desse grupo. O racismo que utiliza a cor da pele para discriminar não é decorrente da cor da pele. São outras as origens do racismo. Não se mede o racismo pela quantidade de menalina do racista. É preciso termos Consciência disso, e superar todas as formas de racismo, e também as formas e meios de produição de racismo e racistas.
Feliz dia Consci~encia Negra. Feliz da Consciência Humana.

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

Biu Vicente

No Dia Nacional da Consciência Negra gostaria aproveitar para denunciar o tipo de barbaridades que a Petrobrás tem incentivado. Já ouviu falar no“filme”

Manual Para Atropelar Cachorros

O protagonista deste “filme” de noite, para “relaxar”, atropela cachorros. Como a Petrobrás tem a covardia de patrocinar uma barbaridades dessas !? Mandei um e-mail de repúdio para a Petrobrás. Se puder faça o mesmo. Obrigado

Marco Aurélio