quinta-feira, julho 05, 2007

Faculdade de Direito no Sertão de Pernambuco

A gente se ocupa com a vida. O que é bom, necessário, embora se pense que a quantidade de tarefas nos faça quase desistir de continuar. Ontem, ainda estava no programa Que Históría é Essa que mantenho cada quarta feira na Rádio Universitária AM, quando recebi a notícia de que Belém do São Francisco inicia mais uma etapa na construção do seu mais recente sonho: foi aprovada a Faculdade de Direito.
É a primeira instituição dessa modalidade no Sertão. A inexistência de instituições de ensino superior no interior de Pernambuco tem sido um dos fatores para a exportação de cérebros pafra o litoral ou para outras regiões do país.
Belém do São Francisco, ainda que tenha sofrido com a criação de barragens (perdeu as melhores terras para a agricultura e, diferente de outras cidades, não recebeu idenizações adequadas), tendo perdido mais de cinco mil habitantes com a construção da barragem de Itaparica, Belém continua mantendo a melhor faculdade de Pernambuco - o Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, com cursos de História, Geografia, Letras e Matemática, tem formado profissionais que atuam nos estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. Agora Belém do São Francisco formará os advogados necessários para defesa da vida cidadã.
A Faculdade de Direito, que tem uma biblioteca rica nas questões jurídicas, é acessorada pelas bibliotecas que atendem aos demais cursos. Alí tem um acervo extraordinário e que vem sendo atualizado constantemente, graças aos cuidados dos administradores do CESVASF e dos seus professores.
A Faculdade, que surge com a permissãodo MEC e da OAB, vem fortalecer a cidade em sua vocação universitária. Para que isso aconteça de maneira eficaz e eficiente, é necessários que os comerciantes, os hoteleiros, a prefeitura, os politicos, os empreendedores, toda a cidade assuma a disposição de fortalecer essa possibilidade, que foi gerada pelo sonho de alguns belemitas, seja um dos caminhos para superar os problemas históricos que enfrentamos.
A Faculade não servirá apenas aos jovens belemitas; os benefícios serão para jovens de todas as cidades do Sertão pernambucano e das que estão localizadas na outra margem do rio que nos integra. Para Belém continuaram a confluir os jovens, de Belém sairão advogados, além de professores.
A virgem do Patrocínio, padroeira da cidade, todas as forças espirituais, todas as pessoas religiosas de todas as religiões, e todos aqueles que não cultivam religião, que todos se unam na construção dessa nova possibilidade para Belém do São Francisco.

Nenhum comentário: