terça-feira, julho 24, 2007

RecorDança na linha do tempo e do espaço

Ontem, na casa da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, ocorreu lançamento de uma nova fase do projeto RecorDança, da Associação Reviva, em parceiria com a FUNDARJ: foi posta na rede internacional de comunicação -internet - o resultado de três anos de pesquisa sobre a dança ocorrida no Recife entre as décadas de 70 a 90 do século passado.
Interesante que esse projeto vem tomando corpo e tomando a alma das pessoas desde que foi pensado por Valéria Vicente. A cada momento, os que se dedicam à dança compreendem melhor o seu significado e, aqueles que não dançam, podem se perguntar: como não sabíamos que já fizera tanta dança em Pernambuco. Historiadores, que nem sempre ultrapassam os limites do político e do econômico em suas suas pesquisas, recebem essas pesquisas realizadas pela equipe do RecorDança com surpresa, mas irão se beneficiar delas para compreender partes significativas da sociedade pernambucana. Lá estão organizadas fotos, pequenos vídeos, textos, tudo bonitamente organizado, as informações organizadas solciitando historiadores que interpretem o significado do que fizeram esses bailarinos.
Visitando o site http://200.17.132.93/recordanca/index.htm a pessoa poderá ficar supresa com a evolução - mudanças - progresso , o que desejar a sua ideologia, por que passou a arte de dançar, aqui neste recanto do mundo.
Como o RecorDança não é apenas o passado que já se viveu, mas o passado que se viverá, a equipe já está se empenhando, se envolvendo, na luta pela criação de um urso superior de dança em nossa cidade. Foi muito bonita ver, no estrado da Fundarj, três gerações de bailarinos unidos nesse debate.
Visite o Recordança e dance de alegria nesta terra de dançantes.

Nenhum comentário: