domingo, agosto 19, 2007

O Encanto da Alegria

Log após o meio dia de hoje recebi a notícia do falecimento de Mãe Ivanize, grande senhora que alimentava e alimentava-se do Maracatu Encanto da Alegria e Griô do Ponto de Cultura Coco de Umbigada. Pensei em escrever sobre ela, mas o amigo Afonso Oliveira já havia escrito e, como os sentimento são comuns,vamos ficar com as suas palavras.


A rainha que encantou Pernambuco com sua alegria

Mãe Ivanize, rainha do Maracatu Encanto da Alegria, nos deixou órfão e sem avisar partiu para alegrar outros lugares, com seu sorriso inesquecível e seu otimismo sagrado. Mãe sagrada teve o cuidado de nos deixar no dia da Cultura Pernambucana. Dia de Joaquim Nabuco.
Antes da despedida colocou seu nome na história da cultura pernambucana, ao levantar junto com a comunidade da Bomba do Hemetério, o estandarte do seu Maracatu e ganhar o mundo com ele.
Ivanize, que veio do Leão de Judá soube como uma mulher de fibra brigar pelo que sabia em prol do seu Maracatu e do seu povo. Uma rainha que em nenhum momento deixou sua coroa ao léo e conseguiu resistir na soberania da dor a tudo e todos que não queria seu encanto e sua alegria.
Dona Ivanize vai deixar saudades a todos que ela ensinou, a encantar e a alegrar. Mas seu exemplo maior é sua liderança, sua força, sua determinação de colocar o Maracatu na rua, de faze-lo notícia, de ir para avenida e saudar os orixás como quem vai ao paraíso de alma nua e de corpo leve.
Nesses últimos anos ela lutou para implantação do Ponto de Cultura e sábia deixou uma herança maior que qualquer fortuna. Pois o Ponto de Cultura do Maracatu Encanto da Alegria, agora é o Ponto de partida para todos nós. Órfãos tristes e com saudade, poder em sua homenagem não deixar o encanto e a alegria deixar o mundo, deixar a vida, deixar Água Fria, deixar o Recife, deixar a avenida, o morro e a moradia dos Orixás. Viva Ivanize. Viva seu Encanto. Viva a sua alegria.

Afonso Oliveira
Olinda, 19 de agosto de 2007

Nenhum comentário: