terça-feira, agosto 07, 2007

Os Caboclos de Lança cada vez mais vistos

O texto que segue abaixo encontra-se em
http://www.estreladeouro.org/
Segue com ele uma carta que completa a informação que nos diz da importância de nossa cultura e da urgência de nos dewdicarmos, cada vez mais a nos ver e nos compreender.

01/08/2007
Maracatu Grava para a próxima novela das oito da Rede Globo
Ainda vai demorar um pouco para a televisão brasileira ser coerente quando realiza projetos com as manifestações da cultura popular, mas é fato que essa convivência têm se acentuado nos últimos anos. Recentemente a Rede Globo levou para as telas no modelo mini-série uma das obras de Ariano Suassuna, A Pedra do Reino, pegando um atalho na literatura Armorial para chegar até as tradições da música e do teatro popular nordestino.

Agora a visibilidade vem com maior poder e os atores dessa “descoberta” Global são os Maracatus Estrela de Ouro de Aliança e o Maracatu Estrela de Tracunhaém, que farão parte da abertura da próxima novela das oito “Duas Caras”, escrita pelo pernambucano Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maia. A gravação aconteceu no belo cenário da cidade de Igarassú em frente ao conjunto arquitetônico, que está entre os mais importantes do Brasil, onde se encontra a mais antiga Igreja Católica. Com Tarcisio Meira no elenco uma equipe de cerca de 60 profissionais comandaram as gravações em Igarassú.

A música utilizada nas gravações é de autoria do Mestre Zé Duda, 68 anos, do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, que é considerado um dos mais importantes Mestres da Cultura Popular brasileira em atividade.

O Maracatu Estrela de Ouro de Aliança têm um Ponto de Cultura em sua cidade, presidido por José Lourenço da Silva, coordenado pelo Prof. Severino Vicente e com Produção de Afonso Oliveira.

Fundado em 1966 têm uma trajetória de grande importância para o estado e como hoje, em Pernambuco, é dia do Maracatu, as imagens do Estrela de Ouro foram utilizadas no telejornal local da Rede Globo para lembrar a data.

Dessa forma as Culturas Populares vão abrindo caminhos e encarando o desafio de um diálogo difícil, complexo e com futuros imprevisíveis. Vamos, então, aguardar as cenas dos próximos capítulos.


Caro Amigo Afonso,
A gratidão que lhe tenho será eterna, abrindo meu coração à Cultura Popular Brasileira. Peço espaço para registrar minha satisfação de ter Nossa Manifestação Popular com visibilidade nas "telas globais", resultado do suor de pessoas guerreiras como Você.

Acredito que a grande contra-partida de participações "globais" é o registro na mesma emissora de documentários sobre essas manifestações que abrilhantam cenários de estórias de novela. Sim, essa emissora, com poder de mega-produções, tem o dever público e social de mostrar a verdade, em primeiro plano, da Cultura do Nosso Brasil. Maracatus é Cultura do Brasil. Sem bairrismos, desejo que as manifestações populares sejam Brasileiras.

Estou realmente feliz por mais uma vitória da Cultura Popular. Parabéns Lourenço, parabéns Mestre Zé Duda, parabéns Prof. Severino Vicente, parabéns Afonso, parabéns tantos desconhecidos guerreiros.
Fernando de Alcantara


Nenhum comentário: