quinta-feira, novembro 22, 2007

Festival Canavial 2007: A maior festa da Zona da Mata Norte pernambucana

Festival Canavial 2007: A maior festa da Zona da Mata Norte pernambucana

Entre as muitas vantagens, entre os diversos sentidos, que O CANAVIA aponta, está o fato de atrair, para além do circuito Recife-Olinda, discussões sobre o fazer cultural.
Muitos dos que conhecem a Zona da Mata Norte pernambucana apenas através de seus brinquerdos, raramente conseguem perceber que o que lá existe e é feito não é um conjunto de atos foclóricos, objetos de estudiosos. A dinâmica cultural da população é bem mais ativa que os pensamentos surgidos nas varandas das antigas casas grandes. A cultura da Mata Norte, assim como a cultura de Pernambuco, é completada pelo que foi produzido pelos "meninos de engenhos" e pelo engenho dos meninos e dos homens cortadores de cana.
O Festival CANAVIAL, em sua terceira edição, apresenta a vivacidade do povo em sua criatividade, o que é perceptível nos versos dos Mestres de Maracatús e repentistas de Coco, dos movimentos da danlça dos caboclos, dos sons dos ternos e dos tambores. É essa criatividade que deve ser admirada, filosoficamente admirada, pois da admiração, esse ver a algo, esse procuirar ver algo além dos olhos, como escreveu o poeta de "Sei Lá Mangueira", é que promove o re-encontro (ou encontro) do Brasil, dos homens e mulhweres consigo mesmo.

Nenhum comentário: