terça-feira, novembro 20, 2007

Ilhas, vales e independência. o Pernambuco interno

Neste mês de novembro estão ocorrendo duas votações relacionadas à Pernambuco, uma disputa entre dois meios de comunicação. Vou apostar que esse blog está sendo lido e tentar influenciar alguns votos.

Uma das votações quer saber quais as sete maravilhas que existem em Pernambuco, e aponta para construções, como o centro histórico de Olinda, de Igarassu, de Triunfo; obras criadas pela natureza, como cachoeiras, vales, ilhas; praças como a da República e outros. O público escolherá sete, em voto pessoal. Eu tomei a iniciativa de votar nas Ilhas do Rio São Francisco, no Centro Histórico de Igarassu, entre outros. Afinal essa é uma brincadeira interessante, entre outras razões porque pela primeira vez alguns pernambucanos ouvirão e verão fotos do maior conjunto de ilhas fluviais do Brasil (alguns dizem do mundo) que fica no muncípio de Belém do São Francisco, (mesmo depois da construção da barragem que transformou o sub-médio sanfranciscano em lago); saberão também que existe o Vale do Catimbau na entrada do Sertão, no município de Pedra, as cachoeiras de Bonito. Vamos superar a síndrome de só termos Boa Viagem (ainda que bela apesar de estar ficando parecida com outra praia de um continente do norte) como cartão postal de Pernambuco.

A outra votação é para escolher a data magna de Pernambuco. Essa ainda será mais difícil, inclusive porque de uns tempos para cá parece que a história de Pernambuco e do Brasil se resume em algo ao derredor de um holandês. Como os líderes pernambucanos do passado e os atuais fizeram e fazem de tudo para ocultar que Pernambuco foi a primeira região do Brasil a se tornar independente de Portugal, a Convenção de Beberibe terá poucos votos. A aristocracia do açúcar preferiu ficar à reboque da independência paulista-carioca-mineira a ter que se afirmar livre e sem escravos. Não é a toa que o primeiro governador de Pernambuco livre tenha uma rua transvessa e não uma avenida principal. Afinal era um comerciante, um mascate, e não um barão ou visconde. De qualquer modo, meu voto será para a CONVENÇÃO DE BEBERIBE, como a principal data de Pernambuco. A Bahia comemora a data de sua independência, embora tenha sido a ultima das províncias a aceitar o Brasil independente. É tempo de os professores de história impulsionarem novos caminhos à Pernambuco e não mais ficarem à reboque dos sequazes de Maurício de Nassau e dos arrependidos de terem martirizado Abreu e Lima, padre Miguelinho, Frei Caneca e tantos patriotas, agora por eles louvados.

Vamos mexer na sucralocracia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim, mas cadê o link para as votações? Mariana.

Anônimo disse...

Prof. Biu, obrigada por defender as belezas do interior de Pernambuco. As ilhas do São Francisco serão, agora, mais conhecidas dos pernambucanos. Pequenas atitudes como essa, de olhar para outras paragens, podem trazer muitos beneficios para uma população historicamente excluída.
Um grande abraço,
Dodora