domingo, novembro 18, 2007

Semana da Consciência Brasileira

Esta é a semana que vem sendo, dede algum tempo, dedicada a pensar a consciência negra no Brasil. Ser brasileiro e ser negro.

O ponto de referência para esta semana é o dia 20 de novembro, escolhido por ter sido o da morte de Zumbi, o líder guerreiro do Quilombo dos Palmares. A existência desse dia, o dia de Zumbi, o dia da Consciência Negra é resultante do constante esforço que foi feito, por um grupo de nossa sociedade, amparada por historiadores participantes desse mesmo grupo, para que o Brasil não reconhecesse, positivamente, a sua origem de matriz africana. Mas também foi resultado da trabalho de muitos grupos que não podem aceitar a idéia de um Brasil partido e que conte a história apenas de uma herança, A existência desse dia, o dia do herói nacional Zumbi dos Palmares, deve servir para fazermos uma reflexão que se preste a atentar para os mais diferentes aspectos dessa questão.

Um desses aspectos deve ser: Esse dia não poder visto como um dia apenas das comunidades e grupos de heranças africanas. Lembremos que não veio apenas uma África, foram várias e aqui nasceram outras Áfricas.

Outro aspecto: o dia da consciência negra não deve ser utilizado para dividir o Brasil, dividir os brasileiros; esse dia deve servir para nos aproximar de nós mesmos, encaminhar-nos para compreender a diversidade cultural que nos faz brasileiros, nessa semana cuidando de maneira especial das nossas heranças africans. Esse dia não pode, não deve ser utilizado para tentar criar uma nação monocrática, monocromática: isto seria um outro tipo de continuação da injustiça que queremos por termo; o dia da Consciência Negra foi criado para nos lembrar que não somos apenas uma herança, mas várias: várias que já existiam aqui antes dos europeus e africanos chegarem com as suas diversas heranças; várias porque do encontro dessas heranças não foi criada apenas uma herança, mas várias. Esse dia da Consciência Negra não é para dizer que só devem ser respeitadas as heranças africanas, mas é para aprendermos dizer que os brasileiros são resultantes dos encontros das tradições vindas das áfricas, das tradições de Pindorama, das tradições vindas das europas.

Zumbi dos Palmares está no Panteão dos Heróis nacionais, abaixo apenas de Tiradentes, não porque era um negro africano, mas porque foi um negro brasileiro que nos ensinou que jamais devemos pensar como escravos, que jamais devemos agir como escravos; Zumbi dos Palmares nos disse que devemos lutar, viver cada momento de nossa vida em busca e na construção da Liberdade.

Devemos honrar o nosso herói na luta para que o Brasil seja livre. E, nesse dia lembramos de outros brasileiros de herança africana que, com sua vida, anônima ou pública, encaminharam esse país, essa nação, na direção da Liberdade, da Honradez, da Honestidade, da civilidade,e tantas outras virtudes e valores. Nesse dia da Consciência de que a Nação também é Negra, devemos lembrar de José do Patrocínio, Manuel Bonfim, Tobias Barreto, Marcílio Dias, Solano Trindade, Pai Paulo de Olinda, Manuel Faustino, João de Deus, Doona Santa, Menininha do Gantois, Olga de Alenketo, Mãe Biu de Xambá, e todos que derramaram seu sangue e seu suor para nos fazer quem nós somos.

Nenhum comentário: