segunda-feira, novembro 12, 2007

um pequeno relatório de uma semana de viagem

Esta semana que passou foi de intensa atividade, de maneira que nem mesmo escrevi aqui neste diário íntimo/público. Após as aulas, viajei até Belo Horizonte, onde participei da TEIA cultural, organizada pelo Ministério da cultura, envolvendo os 625 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil. Embora não tenha participado do encontro desde o começo até o final, participei da sessão inaugural do encontro dos Pontos, enquanto Ariano Suassuna fazia mais uma “aula espetáculo” noutro teatro.

Ainda na manhã do dia 8 estive com um grupo de delegados dos Pontos de Pernambuco, Paraíba e rio Grande do Norte, sobre questões relativas à política cultural a ser melhorada no Brasil. À tarde, participei de uma mesa redonda ao lado de Tião Viana, um ex-professor universitário que pediu demissão da academia para tornar-se um educador popular no Vale do Jequitinhonha; e da Professora Candece Parker, da Universidade de Berkley, que narrou e analisou a sua experiência em promover contato dos seus estudantes com alguns Pontos de Cultura na Paraíba e Rio Grande do Norte. Apresentei uma reflexão da experiência do Ponto de Cultura Estrela de Ouro em suas relações com as escolas da cidade de Aliança.

Já no dia seguinte viajei até Sergipe onde, nos dias 10 e 11, ministrei um curso, na cidade de Estância, sobre Identidade Brasileira e Religiosidade. Muito bom conhecer a cidade natal de Gilberto Amado, onde, também, Jorge amado teria escrito a Tieta do Agreste.
Sobre esses e outros temas voltarei ao longo da semana.

Hoje começa um encontro, na UFPE, sobre a América Latina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Prof. Biu Vicente,
estou utilizando o seu blog para informá-lo que o Jornal do Coméricio lançou uma campanha para escolhermos "as 7 Maravilhas de Pernambuco" . Entre as 30 opções, estão as ilhas do São Francisco, aqui no nosso sertão. No site www.as7maravilhasdepernambuco.com.br, podemos conhecer as 30 atrações selecionadas para a semi-final e podemos votar em até sete das opções que melhor representam o nosso Estado.
A votação vai até o dia 25 de novembro, e os 15 pontos mais votados passam para a fase final, que começa no dia 29.
Achei interessante Pernambuco se lembrar do sertão e reconhecer que as ilhas do São Francisco são um patrimônio natural de grande beleza. Na verdade, ficamos surpresos pela inclusão da ilhas do São Francisco, porque jamais elas foram valorizadas pelo governo pernambucano que, normalmente, só tem olhos para o litoral.
Por isso, estamos fazendo a nossa campanha e pedindo aos amigos um voto para as ilhas do São Francisco. Como o professor as conhece muito bem, pois é cidadão de Belém do São Francisco e tem ministrado cursos e incentivado a pesquisa histórica na nossa região, tivemos a liberdade de pedir o seu apoio para que as nossas ilhas sejam conhecidas, pelo menos, pelo povo pernambucano.
Muito obrigada e um grande abraço,
Dodora